Planejamento e autoavaliação PPGS - UFPB
Auto-avaliação e planejamento 2024
Objetivos específicos do Programa no quadriênio 2021-2024
Em consonância com os objetivos do PDI da UFPB de 2019-2023, em especial os relacionados à gestão acadêmica e à relação com a sociedade (p.47 e 48) e as diretrizes para a pós-graduação (p.69 e 70), incorporando também o PDI de 2024-2028, em especial os objetivos estratégicos 12 a 17, o PPGS-UFPB tem os seguintes objetivos específicos:
Em consonância com os objetivos do PDI da UFPB de 2019-2023, em especial os relacionados à gestão acadêmica e à relação com a sociedade (p.47 e 48) e as diretrizes para a pós-graduação (p.69 e 70), incorporando também o PDI de 2024-2028, em especial os objetivos estratégicos 12 a 17, o PPGS-UFPB tem os seguintes objetivos específicos:
- Formar mestres e doutores(as) em Sociologia, capacitando-os(as) para atuar no campo acadêmico, na educação básica e em organizações governamentais e não governamentais, a partir do estado da Paraíba e do Nordeste, contribuindo assim para enfrentar desafios sociais em âmbito regional e nacional.
- Produzir conhecimento sociológico relevante e de excelência, alinhado aos debates da agenda científica regional, nacional e internacional.
- Difundir o conhecimento sociológico em diferentes esferas da sociedade, promovendo diálogos acadêmicos e públicos com abordagens críticas, reflexivas e inovadoras para a compreensão e enfrentamento de questões sociais.
- Fortalecer o sistema nacional de pós-graduação por meio da atuação ativa em suas principais instâncias
Planejamento estratégico, objetivos e metas para o quadriênio 2024-2028
O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB) para o quadriênio 2025-2028 foi desenvolvido com base nos resultados da avaliação do período 2017-2020, na autoavaliação do quadriênio 2021-2024, bem como nos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFPB) e nas diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O planejamento foi elaborado a partir de seminários de autoavaliação e planejamento que envolveram a comunidade do programa.
O plano estabelece objetivos estratégicos e metas mensuráveis, acompanhadas de estratégias para sua execução e monitoramento.
1. Ampliar a taxa de titulação e reduzir evasão, garantindo eficiência na formação de mestres e doutores
Metas:
- Aumentar a taxa de titulação em 10% no quadriênio.
- Alcançar, no próximo quadriênio, uma taxa de titulação equivalente à média dos PPGs do Estado da Paraíba (60%).
- Reduzir o tempo médio de defesa para que se aproxime dos 24 meses (mestrado) e 48 meses (doutorado) e garantir que não ultrapassem 30 meses (mestrado) e 60 meses (doutorado), considerando as prorrogações permitidas regimentalmente.
- Diminuir a taxa de evasão em 10% até 2028.
Estratégias:
- Oferecer oficinas de metodologia e escrita acadêmica para acelerar a produção das dissertações e teses.
- Implantar um sistema de mentorias acadêmicas e pedagógicas.
- Buscar ativamente a oferta de bolsas e auxílios financeiros (através de editais) para minimizar a evasão por dificuldades econômicas.
2. Consolidar-se como um Programa de Pós-Graduação de referência nacional e ampliar a internacionalização, desenvolvendo sua sistematização, de modo a alinhar-se aos critérios de excelência estabelecidos na avaliação quadrienal da CAPES.
Metas:
- Consolidar o conceito 5 e alcançar conceito de excelência na avaliação da CAPES.
- Firmar-se como um polo de eventos nacionais e internacionais da área de sociologia, com ao menos 1 evento de grande porte por ano.
- Estabelecer pelo menos 3 novas parcerias acadêmicas internacionais.
- Garantir que pelo menos 25% dos docentes tenham experiência internacional acadêmica no quadriênio.
- Ampliar a participação discente em programas internacionais (Capes Global, PDSE, Move la América...).
Estratégias:
- Estimular e criar incentivos para publicação em revistas internacionais.
- Estimular a mobilidade internacional de docentes e discentes por meio de convênios.
- Promover eventos internacionais no PPGS-UFPB.
3. Aumentar a qualidade e o impacto da produção acadêmica
Metas:
- Ampliar o número de publicações em parceria entre docentes e discentes.
- Garantir que cada docente permanente produza pelo menos 4 publicações de impacto no quadriênio.
- Assegurar a produção de, no mínimo, um produto acadêmico relevante por dissertação ou tese defendida.
Estratégias:
- Estabelecer um programa de incentivo à produção conjunta de discentes e docentes.
- Oferecer treinamentos em escrita acadêmica de alto impacto.
4. Desenvolver iniciativas para garantir a permanência estudantil e a inclusão acadêmica
Metas:
- Mapear desigualdades no acesso a recursos acadêmicos e financeiros para mitigá-las.
- Implementar um sistema de monitoramento contínuo para identificar precocemente dificuldades acadêmicas e pessoais que impactam o desempenho discente.
- Enviar todos os casos de necessidades especiais aos serviços da CIA-UFPB.
Estratégias:
- Estabelecer um programa de acolhimento e orientação para novos ingressantes, incluindo mentorias acadêmicas.
- Fomentar um ambiente acadêmico inclusivo e participativo, incentivando a diversidade e a equidade de oportunidades.
5. Ampliar a inserção social do PPGS-UFPB
Metas:
- Realizar, no mínimo, quatro iniciativas sistemáticas de extensão ao longo do quadriênio.
- Fortalecer parcerias com setor público e organizações sociais para ampliação das atividades de interação com a sociedade.
Estratégias:
- Promover cursos e oficinas abertas à comunidade externa.
- Estimular a participação em editais de extensão
- Estimular a atuação pública da comunidade do programa.
- Incentivar publicações e produtos acadêmicos de interesse social.
A Comissão de Autoavaliação do PPGS-UFPB será responsável por acompanhar o progresso das estratégias e ajustar as direções conforme necessário. Indicadores quantitativos e qualitativos serão revisados periodicamente. O presente planejamento estratégico visa elevar o PPGS-UFPB a um novo patamar de excelência, alinhado às diretrizes da CAPES, ao PDI da UFPB, ao PNPG e às demandas e desafios sociais contemporâneos. A implementação dessas diretrizes será fundamental para fortalecer a pós-graduação em sociologia e ampliar seu impacto acadêmico e social.
Reuniões e seminários de auto-avaliação de 2024
SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - FINAL DE QUADRIÊNIO 2021-2024 - 29/11/2024
Reunião da Comissão de Egressos de 08/10/2024
- Sistematização do procedimento de coleta de informações sobre egressos
- Apresentação SAEGO
- Apresentação SIDTEC
Reunião de 23/03/2024:
*
Planejamento no ano de 2023 - PPGS/UFPPB
No ano de 2023 foram realizadas três reuniões de Planejamento do PPGS-UFPB dando prosseguimento ao Planejamento iniciado no ano de 2022 . Nos meses de abril, maio e junho foram realizadas três reuniões (uma em cada mês) as quais foram discutidas e deliberadas a reestruturação e mudança das linhas de pesquisa. O Programa passou de seis linhas de pesquisa para três: Corpo e Interseccionalidades: Saúde, Gênero e Relações Raciais, Poder, Cultura e Crítica e Trabalho, Políticas Sociais e Desenvolvimento (mais detalhes no site na aba: Pesquisa ----> Linhas de pesquisa. Para mais detalhes acessar o documento de Processo do Planejamento).
Durante essas reuniões também foram discutidas estratégias de priorização de uso dos recursos do PROAP direcionados ao estímulo da produção discente e a realização do Seminário discente no mês de agosto e da Semana acadêmica do PPGS-UFPB no mês de novembro.
No mês de julho de 2023 foi realizada uma reunião de discussão e deliberação sobre a Comissão de Autoavaliação do Programa. A Comissão ficou composta da seguinte forma: Coordenação 2023-2025, Representação docente (Profª Simone Brito), Representação discente (Luciana Carmélio) e Secretaria acadêmica.
*
Planejamento no ano de 2022 - PPGS/UFPPB
Em setembro/2022, estamos realizando a aplicação de questionários junto aos (as) discentes e docentes do PPGS - UFPB para compor a elaboração de um diagnóstico que auxiliaram na construção do Planejamento estratégico do Programa.
O Relatório Sucupira do PPGS - UFPB 2020 foi um dos elementos principais que expressam o Planejamento entre 2017-2020 e os elementos pelos quais o Programa foi avaliado.
No dia 02/09/2022 o PPGS-UFPB recebeu a notificação pela Plataforma Sucupira do resultado preliminar da Avaliação Quadrienal 2017-2020 com a recomendação para que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) - UFPB seja promovido para Nota 5 de acordo com a Ficha de avaliação elaborada para o CTC-ES-CAPES.
Há no Relatório Preliminar de Avaliação da Área de Sociologia e nas fichas de avaliação da Área de Sociologia um detalhamento maior de como os Programas de Pós-Graduação em Sociologia, incluso o PPGS - UFPB, foram avaliados.
A divulgação dos resultados está liberada de acordo com Ofício Circular nº 51/2022-DAV/CAPES.
No Planejamento Estratégico do PPGS-UFPB ao final de outubro/2022, com a sua primeira reunião prevista após o 46º Encontro Anual da ANPOCS devido as reuniões do Fórum Nacional de Coordenadores PPG's em Sociologia, faremos uma ampla divulgação dos detalhes pertinentes a avaliação junto a nossa Comunidade acadêmica para analisarmos e efetivarmos um Planejamento estratégico para a consolidação do resultado obtido, bem como constante aprimoramento.
No dia 25/11/2022 realizamos mais uma reunião de Planejamento do Quadriênio 2021-2024. Na mesma debatemos a parte de "Formação" no Programa no qual ficarão acordadas a revisão e reformulação dos objetivos e composição das linhas de pesquisa, bem como a necessidade de termos "Projetos guarda-chuva" por docentes no qual tem que terem produção e orientações acadêmicas associadas ao mesmo. No dia 06/03/2023 as revisões, reformulações e demais encaminhamentos das linhas de pesquisas serão encaminhados e implementados no Programa.
Metas e Ações para o quadriênio 2021-2024
As diretrizes para a política de ensino de Pós-Graduação na UFPB apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 estão baseadas na ideia de “alinhar o processo formativo técnico-acadêmico com a necessária visão humanística, ética e de compromisso social”, ao mesmo tempo em que busca a melhoria dos conceitos atribuídos pela CAPES. Com essa perspectiva, buscamos construir conexões entre as metas estabelecidas no PDI e as especificidades de nosso programa e estabelecemos as seguintes metas no quadriênio 2021-2024:
- Continuidade das atividades de autoavaliação;
- Reorganização das linhas de acordo com a nova composição do corpo docente;
- Ampliação de convênios nacionais e internacionais;
- Fortalecimento das ações de internacionalização;
- Aumento da produção técnica e bibliográfica;
- Promoção de ações que propiciem condições para acolhimento, permanência e diplomação na Pós-Graduação;
- Acompanhamento dos(as) egressos(as);
- Ampliação dos vínculos com a Graduação em Ciências Sociais da UFPB.
Metas e Avaliação do quadriênio 2017-2020
Em 2017, dando continuidade às orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (2014-2018) e orientado pelo resultado da Avaliação Capes 2017, o Colegiado do PPGS-UFPB realizou um Seminário de Avaliação e Planejamento e elaborou as seguintes metas para o quadriênio 2017-2020:
- Aprimoramento e ampliação da produção qualificada docente e discente;
- Aumento da Integração entre as linhas;
- Ações de Internacionalização;
- Aperfeiçoamento das rotinas Administrativas e ampliação da Transparência;
- Ampliação do acesso à Pós-Graduação.
Para cada uma dessas metas foram realizadas as seguintes ações:
(1) Estímulo à produção conjunta entre docentes e discentes; participação nos editais de apoio à Publicação da Pró-reitoria de pesquisa (PROPESQ);
(2) Flexibilização da participação de professores nas linhas, de modo que os professores possam orientar e oferecer disciplinas em até duas linhas; Realização das Semanas acadêmicas do PPGS; ampliação da oferta de disciplinas optativas; Credenciamento de novos professores;
(3) Participação no Capes-Print e estímulo à realização de pós-doutorados e estágios doutorais (sanduíche); Participação no edital interno para contratação de Professor Visitante;
(4) Informatização de todos os procedimentos administrativos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e formação de Comissões Permanentes de Bolsa e Recursos;
(5) Adoção das Cotas raciais no processo seletivo e na distribuição de bolsas.