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Planejamento e autoavaliação PPGS - UFPB

por Coordenação publicado 14/10/2021 01h45, última modificação 18/03/2025 16h25
Planejamento PPGS - UFPB

Auto-avaliação e planejamento 2024

Objetivos específicos do Programa no quadriênio 2021-2024

Em consonância com os objetivos do PDI da UFPB de 2019-2023, em especial os relacionados à gestão acadêmica e à relação com a sociedade (p.47 e 48) e as diretrizes para a pós-graduação (p.69 e 70), incorporando também o PDI de 2024-2028, em especial os objetivos estratégicos 12 a 17, o PPGS-UFPB tem os seguintes objetivos específicos:

Em consonância com os objetivos do PDI da UFPB de 2019-2023, em especial os relacionados à gestão acadêmica e à relação com a sociedade (p.47 e 48) e as diretrizes para a pós-graduação (p.69 e 70), incorporando também o PDI de 2024-2028, em especial os objetivos estratégicos 12 a 17, o PPGS-UFPB tem os seguintes objetivos específicos:

 

  1. Formar mestres e doutores(as) em Sociologia, capacitando-os(as) para atuar no campo acadêmico, na educação básica e em organizações governamentais e não governamentais, a partir do estado da Paraíba e do Nordeste, contribuindo assim para enfrentar desafios sociais em âmbito regional e nacional.
  2. Produzir conhecimento sociológico relevante e de excelência, alinhado aos debates da agenda científica regional, nacional e internacional.
  3. Difundir o conhecimento sociológico em diferentes esferas da sociedade, promovendo diálogos acadêmicos e públicos com abordagens críticas, reflexivas e inovadoras para a compreensão e enfrentamento de questões sociais.
  4. Fortalecer o sistema nacional de pós-graduação por meio da atuação ativa em suas principais instâncias

 

 Planejamento estratégico, objetivos e metas para o quadriênio 2024-2028

O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB) para o quadriênio 2025-2028 foi desenvolvido com base nos resultados da avaliação do período 2017-2020, na autoavaliação do quadriênio 2021-2024, bem como nos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFPB) e nas diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O planejamento foi elaborado a partir de seminários de autoavaliação e planejamento que envolveram a comunidade do programa.

O plano estabelece objetivos estratégicos e metas mensuráveis, acompanhadas de estratégias para sua execução e monitoramento.

1. Ampliar a taxa de titulação e reduzir evasão, garantindo eficiência na formação de mestres e doutores

Metas:

  • Aumentar a taxa de titulação em 10% no quadriênio.
  • Alcançar, no próximo quadriênio, uma taxa de titulação equivalente à média dos PPGs do Estado da Paraíba (60%).
  • Reduzir o tempo médio de defesa para que se aproxime dos 24 meses (mestrado) e 48 meses (doutorado) e garantir que não ultrapassem 30 meses (mestrado) e 60 meses (doutorado), considerando as prorrogações permitidas regimentalmente.
  • Diminuir a taxa de evasão em 10% até 2028.

Estratégias:

  • Oferecer oficinas de metodologia e escrita acadêmica para acelerar a produção das dissertações e teses.
  • Implantar um sistema de mentorias acadêmicas e pedagógicas.
  • Buscar ativamente a oferta de bolsas e auxílios financeiros (através de editais) para minimizar a evasão por dificuldades econômicas.

 

2. Consolidar-se como um Programa de Pós-Graduação de referência nacional e ampliar a internacionalização, desenvolvendo sua sistematização, de modo a alinhar-se aos critérios de excelência estabelecidos na avaliação quadrienal da CAPES.

 Metas:

  • Consolidar o conceito 5 e alcançar conceito de excelência na avaliação da CAPES.
  • Firmar-se como um polo de eventos nacionais e internacionais da área de sociologia, com ao menos 1 evento de grande porte por ano.
  • Estabelecer pelo menos 3 novas parcerias acadêmicas internacionais.
  • Garantir que pelo menos 25% dos docentes tenham experiência internacional acadêmica no quadriênio.
  • Ampliar a participação discente em programas internacionais (Capes Global, PDSE, Move la América...).

Estratégias:

  • Estimular e criar incentivos para publicação em revistas internacionais.
  • Estimular a mobilidade internacional de docentes e discentes por meio de convênios.
  • Promover eventos internacionais no PPGS-UFPB.

 

 3. Aumentar a qualidade e o impacto da produção acadêmica

Metas:

  • Ampliar o número de publicações em parceria entre docentes e discentes.
  • Garantir que cada docente permanente produza pelo menos 4 publicações de impacto no quadriênio.
  • Assegurar a produção de, no mínimo, um produto acadêmico relevante por dissertação ou tese defendida.

Estratégias:

  • Estabelecer um programa de incentivo à produção conjunta de discentes e docentes.
  • Oferecer treinamentos em escrita acadêmica de alto impacto.

 

4. Desenvolver iniciativas para garantir a permanência estudantil e a inclusão acadêmica

Metas:

  • Mapear desigualdades no acesso a recursos acadêmicos e financeiros para mitigá-las.
  • Implementar um sistema de monitoramento contínuo para identificar precocemente dificuldades acadêmicas e pessoais que impactam o desempenho discente.
  • Enviar todos os casos de necessidades especiais aos serviços da CIA-UFPB.

Estratégias:

  • Estabelecer um programa de acolhimento e orientação para novos ingressantes, incluindo mentorias acadêmicas.
  • Fomentar um ambiente acadêmico inclusivo e participativo, incentivando a diversidade e a equidade de oportunidades.

 

5. Ampliar a inserção social do PPGS-UFPB

Metas:

  • Realizar, no mínimo, quatro iniciativas sistemáticas de extensão ao longo do quadriênio.
  • Fortalecer parcerias com setor público e organizações sociais para ampliação das atividades de interação com a sociedade.

Estratégias:

  • Promover cursos e oficinas abertas à comunidade externa.
  • Estimular a participação em editais de extensão
  • Estimular a atuação pública da comunidade do programa.
  • Incentivar publicações e produtos acadêmicos de interesse social.

 

A Comissão de Autoavaliação do PPGS-UFPB será responsável por acompanhar o progresso das estratégias e ajustar as direções conforme necessário. Indicadores quantitativos e qualitativos serão revisados periodicamente. O presente planejamento estratégico visa elevar o PPGS-UFPB a um novo patamar de excelência, alinhado às diretrizes da CAPES, ao PDI da UFPB, ao PNPG e às demandas e desafios sociais contemporâneos. A implementação dessas diretrizes será fundamental para fortalecer a pós-graduação em sociologia e ampliar seu impacto acadêmico e social. 

 

Reuniões e seminários de auto-avaliação de 2024

SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO -  FINAL DE QUADRIÊNIO 2021-2024 - 29/11/2024

•Planejamento:
•Perfil
•Missão, objetivos, metas e ações
•Comissão de Egressos
•Próximas entregas (discentes e docentes)

Reunião da Comissão de Egressos de 08/10/2024

  • Sistematização do procedimento de coleta de informações sobre egressos
  • Apresentação SAEGO
  • Apresentação SIDTEC
Reunião de 16/06/2024: 
•Avaliação da visita de área Capes 
•Retomar os “novos rumos da avaliação” 
•Tarefas do planejamento

Reunião de 23/03/2024: 

•Autoavaliação
•Ficha de recomendação 2021
•Seminário de Meio-Termo
•Novos rumos da avaliação
•Estratégias de construção do planejamento
•Calendário do planejamento 

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Planejamento no ano de 2023 - PPGS/UFPPB

No ano de 2023 foram realizadas três reuniões de Planejamento do PPGS-UFPB dando prosseguimento ao Planejamento iniciado no ano de 2022 . Nos meses de abril, maio e junho foram realizadas três reuniões (uma em cada mês) as quais foram discutidas e deliberadas a reestruturação e mudança das linhas de pesquisa. O Programa passou de seis linhas de pesquisa para três: Corpo e Interseccionalidades: Saúde, Gênero e Relações Raciais, Poder, Cultura e CríticaTrabalho, Políticas Sociais e Desenvolvimento (mais detalhes no site na aba: Pesquisa ----> Linhas de pesquisa. Para mais detalhes acessar o documento de Processo do Planejamento). 

Durante essas reuniões também foram discutidas estratégias de priorização de uso dos recursos do PROAP direcionados ao estímulo da produção discente e a realização do Seminário discente no mês de agosto e da Semana acadêmica do PPGS-UFPB no mês de novembro. 

No mês de julho de 2023 foi realizada uma reunião de discussão e deliberação sobre a Comissão de Autoavaliação do Programa.  A Comissão ficou composta da seguinte forma: Coordenação 2023-2025, Representação docente (Profª Simone Brito), Representação discente (Luciana Carmélio) e Secretaria acadêmica.

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Planejamento no ano de 2022 - PPGS/UFPPB

Em setembro/2022, estamos realizando a aplicação de questionários junto aos (as) discentes e docentes do PPGS - UFPB para compor a elaboração de um diagnóstico que auxiliaram na construção do Planejamento estratégico do Programa. 

O Relatório Sucupira do PPGS - UFPB 2020 foi um dos elementos principais que expressam o Planejamento entre 2017-2020 e os elementos pelos quais o Programa foi avaliado.

No dia 02/09/2022 o PPGS-UFPB recebeu a notificação pela Plataforma Sucupira do resultado preliminar da Avaliação Quadrienal 2017-2020 com a recomendação para que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) - UFPB seja promovido para Nota 5 de acordo com a Ficha de avaliação elaborada para o CTC-ES-CAPES.
Há no Relatório Preliminar de Avaliação da Área de Sociologia e nas fichas de avaliação da Área de Sociologia um detalhamento maior de como os Programas de Pós-Graduação em Sociologia, incluso o PPGS - UFPB, foram avaliados.

A divulgação dos resultados está liberada de acordo com  Ofício Circular nº 51/2022-DAV/CAPES.

No Planejamento Estratégico do PPGS-UFPB ao final de outubro/2022, com a sua primeira reunião prevista após o 46º Encontro Anual da ANPOCS devido as reuniões do Fórum Nacional de Coordenadores PPG's em Sociologia, faremos uma ampla divulgação dos detalhes pertinentes a avaliação junto a nossa Comunidade acadêmica para analisarmos e efetivarmos um Planejamento estratégico para a consolidação do resultado obtido, bem como constante aprimoramento.

No dia 25/11/2022 realizamos mais uma reunião de Planejamento do Quadriênio 2021-2024. Na mesma debatemos a parte de "Formação" no Programa no qual ficarão acordadas a revisão e reformulação dos objetivos e composição das linhas de pesquisa, bem como a necessidade de termos "Projetos guarda-chuva" por docentes no qual tem que terem produção e orientações acadêmicas associadas ao mesmo. No dia 06/03/2023 as revisões, reformulações e demais encaminhamentos das linhas de pesquisas serão encaminhados e implementados no Programa.

Metas e Ações para o quadriênio 2021-2024

 As diretrizes para a política de ensino de Pós-Graduação na UFPB apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 estão baseadas na ideia de “alinhar o processo formativo técnico-acadêmico com a necessária visão humanística, ética e de compromisso social”, ao mesmo tempo em que busca a melhoria dos conceitos atribuídos pela CAPES. Com essa perspectiva, buscamos construir conexões entre as metas estabelecidas no PDI e as especificidades de nosso programa e estabelecemos as seguintes metas no quadriênio 2021-2024:

  1. Continuidade das atividades de autoavaliação;
  2. Reorganização das linhas de acordo com a nova composição do corpo docente;
  3. Ampliação de convênios nacionais e internacionais;
  4. Fortalecimento das ações de internacionalização;
  5. Aumento da produção técnica e bibliográfica;
  6. Promoção de ações que propiciem condições para acolhimento, permanência e diplomação na Pós-Graduação;
  7. Acompanhamento dos(as) egressos(as);
  8. Ampliação dos vínculos com a Graduação em Ciências Sociais da UFPB.

 

Metas e Avaliação do quadriênio 2017-2020

 Em 2017, dando continuidade às orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (2014-2018) e orientado pelo resultado da Avaliação Capes 2017, o Colegiado do PPGS-UFPB realizou um Seminário de Avaliação e Planejamento e elaborou as seguintes metas para o quadriênio 2017-2020:

  1. Aprimoramento e ampliação da produção qualificada docente e discente;
  2. Aumento da Integração entre as linhas;
  3. Ações de Internacionalização;
  4. Aperfeiçoamento das rotinas Administrativas e ampliação da Transparência;
  5. Ampliação do acesso à Pós-Graduação.


Para cada uma dessas metas foram realizadas as seguintes ações:

(1)  Estímulo à produção conjunta entre docentes e discentes; participação nos editais de apoio à Publicação da Pró-reitoria de pesquisa (PROPESQ);

(2)  Flexibilização da participação de professores nas linhas, de modo que os professores possam orientar e oferecer disciplinas em até duas linhas; Realização das Semanas acadêmicas do PPGS; ampliação da oferta de disciplinas optativas; Credenciamento de novos professores;

(3)  Participação no Capes-Print e estímulo à realização de pós-doutorados e estágios doutorais (sanduíche); Participação no edital interno para contratação de Professor Visitante;

(4)  Informatização de todos os procedimentos administrativos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e formação de Comissões Permanentes de Bolsa e Recursos;

(5)  Adoção das Cotas raciais no processo seletivo e na distribuição de bolsas.