Informações iniciais
Qual o e-mail da Secretaria do PPGS e quando é adequado enviar e-mails?
O e-mail da Secretaria do PPGS - UFPB é: ppgs.ufpb@gmail.com
Sempre que necessitar de alguma informação não disponível no site, nos regimentos e resoluções do PPGS e da UFPB. Você também pode enviar e-mails para fazer comunicados, requisições e enviar solicitações que cabem a Secretaria dar o devido encaminhamento.
A Secretaria do PPGS - UFPB atualmente tem uma Secretária. Há um volume muito grande de documentos tramitando e requisições em andamento. Sempre que é enviado um e-mail com solicitações, em especial pedindo informações que já constam no site, nos regimentos e resoluções do PPGS e UFPB, que são de responsabilidade da parte interessada buscá-la, é criada uma demanda de trabalho desnecessária e que sobrecarrega mais a Secretaria. Isso às vezes gera reclamação pela demora ou mesmo pela falta de resposta dos e-mails sobre um assunto no qual simplesmente a resposta pode ser obtida pela parte interessada.
Contamos com a colaboração de todos (as) :) !
Quais as informações importantes no meu histórico?
O (a) discente deve estar atento às seguintes informações no histórico: CRA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico), Orientador, Prorrogações e o mês atual de curso.
i. Merece destaque a informação “Mês Atual” onde este valor é atualizado mensalmente a cada visualização do histórico e informa que mês do curso de mestrado ou doutorado você está cursando. Então, se você acessa o histórico no mês de fevereiro e ele informa que você está no “Mês Atual: 12º”, o histórico está informando que você já cursa o 12º mês. Note que a contagem é por mês, não importando o dia que começou a sua primeira aula do primeiro semestre. E não, o histórico não está errado!
ii. Note (amarelo) que o histórico será atualizado a cada acesso. Observe (verde) os créditos exigidos (total e obrigatórios). Perceba (laranja) um resumo dos créditos integralizados.
Como acesso o SIGAA?
Para ter acesso ao SIGAA, clique neste link.
O estudante tem acesso a algum e-mail institucional?
Sim! Para cadastrar e ter acesso ao e-mail institucional é necessário acessar o SIGAA, clicar em Outros>E-mail institucional e realizar o cadastro. Após realizado, deverá acessar o e-mail através da página de login do google e entrar com o endereço e senha.
Como preencho os requerimentos ou formulários do PPGS? Devo assinar?
Os requerimentos estão disponíveis aqui, todos em WORD para preenchimento tipo formulário. Note que há campos específicos para serem preenchidos;
Outra coisa, todos os requerimentos enviados, com exceção de bancas de defesa, qualificação e pré-projeto que tem outros prazos, devem obrigatoriamente estarem assinados e serem enviados com antecedência de cinco dias úteis antes da reunião do Colegiado do mês em questão, pois assim verificamos a viabilidade e validade dos pedidos. Note que em alguns requerimentos o seu orientador (a) deve assinar. Documentos não assinados geram morosidade ao processo;
Requerimentos sem o devido preenchimento ou embasamento não serão encaminhados para a pauta do Colegiado até que o mesmo seja devidamente ajustado ou esteja de acordo com os prazos. Do mesmo modo, a solicitação necessita estar amparada regimentalmente no Programa e nas agências de fomento e avaliação que o regem, bem como na legislação vigente. Caso haja insistência de encaminhamento do requerimento, mesmo que de forma inadequada, será enviado para ciência e emissão de parecer do(a) orientador(a) de acordo com o Art.17 inc. VIII do Regimento do PPGS.
Não precisa imprimir e assinar, acesse o Google e busque “Como digitalizar minha assinatura?”. Têm vários tutoriais para te ajudar. E guarde esta assinatura digitalizada, pois ela servirá durante todo o curso!
Salve e envie em PDF único.
Como devo enviar o requerimento junto com os documentos?
Você deve preencher, assinar os documentos e salvar em PDF;
Se tiver outros documentos a serem enviados com o requerimento, você precisa juntar/compilar este documentos em um único arquivo. Utilize sites online para juntar os PDF’s. Acesse o Google e busque “Como juntar PDF”. Ex. SmallPDF, ILovePDF.
Como sei se devo e quais documentos tenho que enviar junto com o requerimento?
Em todos os requerimentos há uma nota de rodapé em cores chamativas com informações importantes. Leia com atenção.
O que acontece com meus requerimentos após serem enviados à secretaria?
Após o recebimento, aguarde. A Secretaria dará o encaminhamento adequado ao requerimento, enviando para aprovação do colegiado se necessário.
OBSERVAÇÃO: Qualquer informação sobre requerimentos e informações relativas a decisões colegiadas (aproveitamentos, bolsas, prorrogações de prazo, mudança de orientação etc.) do PPGS - UFPB só são oficiais após a aprovação do Colegiado. Verifique o calendário de reuniões do Colegiado e AGUARDE a decisão sobre o que foi requerido para evitar confusão e disseminação de desinformação no âmbito do Programa.