Sobre o Projeto
O site Jornais e folhetins literários da Paraíba no século XIX abriga, desde 2007, projetos de pesquisa financiados pelo CNPq que, tomando como corpus os jornais paraibanos, tenta reconstituir, as categorias históricas das práticas leitura e de escrita do século XIX, na Paraíba.
Tomando inicialmente como objeto a literatura paraibana desse século, o site ampliou os seus horizontes, sempre tomando os periódicos como corpus, ao abrigar investigações que extrapolam o âmbito literário, como é o caso da instrução pública.
Ao mesmo tempo em que investigamos aspectos da vida literária, da instrução pública e das práticas culturais da época, o projeto deu início à publicação online de todos os periódicos paraibanos disponíveis em suporte de papel e microfilmados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco, e da Fundação Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro.
Como consequência, as questões de pesquisa demandaram o conhecimento dos periódicos de outras províncias e até mesmo de outros países, uma vez que consideramos o diálogo permanente que os periódicos do século XIX mantinham entre si, favorecendo a circulação da cultura escrita, dos modos de dizer e de escrever de uma época. Esta perspectiva levou este site a assumir a responsabilidade de divulgar, seja através da digitalização e publicação, seja através dos links, o maior número possível de periódicos da época, garantindo o acesso a esta fonte de pesquisa recentemente restaurada em sua importância (PINSK, BARBOSA, SENA).
Tendo como fonte principal os periódicos, este site acolhe projetos de pesquisa de professores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica, com temas, objetos e interesses os mais variados. A unir estes projetos a concepção segundo a qual o suporte jornal determina as práticas de leitura e de escrita e, portanto, seus objetivos assim devem ser compreendidos.Objetivos:
» Restituir a produção escrita em jornais ao seu contexto histórico, tomando-o ao mesmo tempo como fonte e objeto, evitando atribuir categorias alheias àquele tempo;
» Compreender o modo como a escrita jornalística determinou, formulou e reformulou a escrita de vários gêneros retórico-poéticos do século XIX;
» Identificar os processos pelos quais a escrita em periódicos manteve atributos antigos, inserindo em seu funcionamento outros predicados forjados a partir do diálogo com outros gêneros;
» Inserir a escrita dos periódicos brasileiros no contexto da cultura escrita em jornais de outros países.
» Compreender a importância da arte epistolar na constituição do campo educacional brasileiro no século XIXs.
» Analisar as ideias e os modelos educativos que estavam em debate na instrução pública veiculadas pelas epístolas nos jornais da Paraíba no período imperial.