
O Observatório do Discurso é um grupo de pesquisa constituído por pesquisadores(as) da Universidade Federal da Paraíba – docentes e discentes, da graduação e da pós-graduação –, que trabalham em constante diálogo com pesquisadores(as) de outros grupos, sediados em diversas instituições do país. Dedicado aos Estudos Discursivos Foucaultianos, o Observatório do Discurso reúne pesquisas que consideram uma perspectiva arquegenealógica de análise, contemplando, portanto, tanto a abordagem arqueológica na análise dos enunciados e de suas relações no interior do arquivo, quanto a abordagem genealógica na análise dos poderes que os controlam, os ordenam, os distribuem e que, além disso, produzem e governam os sujeitos. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas por suas integrantes podem ser organizadas em dois eixos. O primeiro deles congrega trabalhos que tematizam recortes de gênero e suas intersecções, problematizando a espessura histórica dos discursos e o funcionamento dos poderes que subjetivam as mulheres nos campos da maternagem, da política, da publicidade e do esporte. O segundo eixo, por seu turno, congrega trabalhos que tematizam os discursos que veiculam a governamentalidade como instrumento de poder, no exercício de um controle que contempla o corpo e a vida dos sujeitos. Trata-se de um grupo que tem boa parte de suas pesquisas financiadas pela Capes ou pelo CNPq; que integra redes interinstitucionais de pesquisa; que tem intensa participação em eventos nacionais e internacionais; que organizou eventos nacionais como os “Debates Foucaultianos” (2021) e o “Cartografias do Contemporâneo VI” (2023); e que publica regularmente em periódicos e livros qualificados. Além disso, suas integrantes já receberam prêmios como “Melhor Artigo publicado na Revista da Abralin” (Abralin, 2021), “ANPOLL Integra categoria Doutorado” (Anpoll, 2023), “Mestres da Educação” (Governo da Paraíba, 2023) e “Destaques do ano” (Governo da Paraíba, 2023).
Área ou Linha
Linguística e Práticas Sociais/Discurso e Sociedade
Pesquisadores
2 professoras doutoras; 4 doutorandas, 1 mestranda; 2 graduandos de Iniciação Científica
Líder do grupo: profª. Amanda Braga
Link do DGP junto ao CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4071229429953483
Observatório do Discurso nas Redes
Instagram: @observatoriododiscurso
Principais publicações
“Falar como uma mulher: um dispositivo de silenciamento da fala pública feminina” (Profa. Dra. Amanda Braga)
“‘Eles dizem que é amor. Nós dizemos que é trabalho não remunerado’: o funcionamento do dispositivo da maternidade e a feminização das tarefas de cuidado (Doutoranda Thainá da Costa Lima)
“Discurso, neoliberalismo e governo dos vivos na gestão do sofrimento psíquico” (Doutoranda Bruna Maria de Sousa Santos)
“Emoções e (des)continuidades históricas: uma análise discursiva do futebol de mulheres no brasil” ( Doutoranda Jacyane Sousa)
“Feminina ou feminista? Silenciamento, subjetividade e embates entre vontades de verdade sobre a mulher no discurso político brasileiro” (Doutoranda Marcela Rebouças)
“Discurso, (pós)verdade e emoções durante a pandemia pela covid-19” (Mestranda Rayane Medeiros)
Parcerias interinstitucionais ou internacionais
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Catalão
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de Maringá
Universidade Federal de Goiás
Universidade de Buenos Aires (Argentina)
Universidade de Palermo (Argentina)