O ATA tem como objetivo maior investigar o processo de elaboração de diferentes gêneros acadêmicos em interface com várias áreas de conhecimento, com proposta de atuação em dois eixos: 1) desenvolvimento de processos de didatização da escrita acadêmica para a comunidade universitária d ; 2) análise das especificidades dos parâmetros de produção e da arquitetura textual da escrita acadêmica (Bronckart, 1999, 2008) e em diferentes culturas disciplinares (Hyland, 2004).
O grupo/projeto surgiu de uma proposta aprovada ao edital da CAPES de apoio aos jovens doutores, o Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD/ Processo nº 23038.007066/2011-60).
Área ou Linha
Linguística e Práticas Sociais/Linguística Aplicada
Pesquisadores
12 doutores pesquisadores e 10 estudantes
Líder do grupo: Profª. Regina Celi Mendes Pereira
Link do DGP junto ao CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1192654638114164
Site do grupo
https://www.ataufpb.org/
ATA nas Redes
Instagram: @ateliedetextosacademicos;
Facebook: @ata.proling
Youtube: @canaldoataufpb
Principais publicações
- Projeto: Divulgação/Popularização científica da Linguística: aspectos teóricos, formativos e textuais-discursivos, aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados.
- PEREIRA, R. C. M.. Entre conversas e práticas de TCC. 1. ed. João Pessoa: Ideia, 2016. 258p .
http://www.ideiaeditora.com.br/loja/e-books/entre-conversas-e-praticas-de-tcc/ - PEREIRA, Regina Celi Mendes; Basílio, Raquel ; LEITÃO, Poliana Dayse Vasconcelos . Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico. DELTA. Documentação de estudos em linguística teórica e aplicada (PUCSP. Impresso), v. 33, p. 663-695, 2017
- PEREIRA, R. C. M. (Org.). Escrita na Universidade: panoramas e desafios na América Latina. 1ed.João Pessoa: EDUFPB, 2018, v. 1, p. 241-259. 978-85-237-1475-8
https://www.ideiaeditora.com.br/loja/e-books/escrita-na-universidade-panoramas-e-desafios-na-america-latina/ 978-85-237-0912-9 - LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M.; BARBOSA, M. do S. M. F. O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 919-950, dez. 2018.
Parcerias interinstitucionais ou internacionais
Rede UNITWIN Cátedra Unesco de Leitura e Escritura da América Latina; Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais (ALES), além da parceria interinstitucional com o Laboratórios Integrados de Letramentos Acadêmicos (LILA/UEL/UFPR).