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Grupos de Pesquisa

Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA)

O ATA tem como objetivo maior investigar o processo de elaboração de diferentes gêneros acadêmicos em interface com várias áreas de conhecimento, com proposta de atuação em dois eixos:

  1. desenvolvimento de processos de didatização da escrita acadêmica para a comunidade universitária d ;
  2. análise das especificidades dos parâmetros de produção e da arquitetura textual da escrita acadêmica (Bronckart, 1999, 2008) e em diferentes culturas disciplinares (Hyland, 2004).
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CIDADI – Círculo de Discussão em Análise do Discurso

a) Compreender a articulação dos três grandes eixos da obra foucaultiana: poder, saber e sujeito, privilegiando a esfera do discurso e a produção histórica da verdade;
b) Analisar o corpo na contemporaneidade como lugar de produção de subjetividades na mídia digital e no espaço urbano;
c) Cartografar, no espaço urbano, os dispositivos de saber-poder que normalizam as práticas discursivas do “sujeito infame”, para mostrar suas fraturas, brechas e rearranjos por meio dos quais ele se subjetiva.
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GEPLAM: Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos

O GEPLAM se dedica a aprofundar a compreensão da linguagem em uso, explorando sua relação com práticas discursivas e sociais específicas (Fairclough, 2003) e desvendando os sentidos construídos por diversos gêneros textuais (Meurer, 2005) em diferentes suportes tecnológicos. O grupo utiliza uma abordagem inter/transdisciplinar, fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), Análise Crítica do Discurso (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 1992, 2003; van Dijk, 1997; Wodak; Chilton, 2005), Multimodalidade (Kress; van Leeuwen, 2006; Jewitt, 2009) e Multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2015; Heberle; Unsworth, 2013; Rojo, 2012; Royce, 2007; The New London Group, 2000[1996]). Suas investigações focam principalmente questões socio-identitárias, a partir de uma perspectiva descolonial (Grosfoguel, 2016; Hollanda, 2020; Kleiman, 2013; Lugones, 2014; Menezes de Souza, 2019; Mignolo, 2012; Moita Lopes, 2006; Quijano, 2005), interseccional (Akotirene, 2019; Collins, 2019; Crenshaw, 1991) e transdisciplinar (Maldonado-Torres, 2016).
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Grupo de Pesquisa em Contato Linguístico

O Grupo de Pesquisa em Contato Linguístico foi fundado em 2014, sob a coordenação do Professor Rubens M. Lucena, e está vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq. Desde então, o grupo vem desenvolvendo pesquisas em contato linguístico e dialetal, com a participação de alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.
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Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI

O Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI reúne linhas de pesquisa voltadas para a abordagem dialógica dos estudos da linguagem, procurando descrever e analisar seu funcionamento em diversos gêneros discursivos verbais, não verbais e/ou verbo-visuais. Objetiva desenvolver pesquisas sobre a linguagem e(m) seus multifacetados usos e sobre os múltiplos e variados processos de interação discursiva que envolvem os sujeitos falantes em suas atividades humanas.
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HGEL – Historiografia, Gramática e Ensino de Língua

O objetivo geral do grupo de pesquisa “HGEL – Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas” é desenvolver estudos e pesquisas em Historiografia da Linguística e Linguística Aplicada, nos níveis de graduação e pós-graduação, sobre os seguintes temas:

  1. processos de surgimento, desenvolvimento, recepção, contraposição de teorias, saberes e ideias linguísticas, em especial na história da gramática e na história da Linguística brasileira;
  2. movimentos de construção da norma-padrão do Brasil, elaborada por diferentes agentes e instrumentos linguísticos;
  3. práticas pedagógicas (pretéritas e contemporâneas) envolvendo ensino de línguas em seus diferentes eixos, apresentadas em livros didáticos, gramáticas escolares, documentos governamentais, currículos, planos de curso, materiais didáticos de formação continuada e nas práticas pedagógicas dos professores de língua de um modo geral.
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MOBILANG: Mobilidades, contatos de línguas, políticas e direitos linguísticos

O grupo MOBILANG tem como objeto as mobilidades de população e os decorrentes contatos de línguas, que acarretam formas múltiplas de plurilinguismo cujos efeitos sociais e culturais devem ser analisados. O projeto de pesquisa tem também como objetivo questionar a noção de fronteira, de espaços transfronteiriços e de mobilidade, assim como seus desdobramentos em termos de integração linguística e social. Assim, fenômenos variados de mudança e de mistura de línguas são identificados e descritos, assim como suas implicações no âmbito individual e coletivo. Busca-se assim privilegiar a questão das práticas linguísticas como objeto através do qual é possível ilustrar e explicitar os processos de mobilidades e de adaptação.
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Observatório do discurso

O Observatório do Discurso é um grupo de pesquisa constituído por pesquisadores(as) da Universidade Federal da Paraíba – docentes e discentes, da graduação e da pós-graduação –, que trabalham em constante diálogo com pesquisadores(as) de outros grupos, sediados em diversas instituições do país. Dedicado aos Estudos Discursivos Foucaultianos, o Observatório do Discurso reúne pesquisas que consideram uma perspectiva arquegenealógica de análise, contemplando, portanto, tanto a abordagem arqueológica na análise dos enunciados e de suas relações no interior do arquivo, quanto a abordagem genealógica na análise dos poderes que os controlam, os ordenam, os distribuem e que, além disso, produzem e governam os sujeitos. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas por suas integrantes podem ser organizadas em dois eixos. O primeiro deles congrega trabalhos que tematizam recortes de gênero e suas intersecções, problematizando a espessura histórica dos discursos e o funcionamento dos poderes que subjetivam as mulheres nos campos da maternagem, da política, da publicidade e do esporte. O segundo eixo, por seu turno, congrega trabalhos que tematizam os discursos que veiculam a governamentalidade como instrumento de poder, no exercício de um controle que contempla o corpo e a vida dos sujeitos. Trata-se de um grupo que tem boa parte de suas pesquisas financiadas pela Capes ou pelo CNPq; que integra redes interinstitucionais de pesquisa; que tem intensa participação em eventos nacionais e internacionais; que organizou eventos nacionais como os “Debates Foucaultianos” (2021) e o “Cartografias do Contemporâneo VI” (2023); e que publica regularmente em periódicos e livros qualificados. Além disso, suas integrantes já receberam prêmios como “Melhor Artigo publicado na Revista da Abralin” (Abralin, 2021), “ANPOLL Integra categoria Doutorado” (Anpoll, 2023), “Mestres da Educação” (Governo da Paraíba, 2023) e “Destaques do ano” (Governo da Paraíba, 2023).
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Prosódia, Variação e Ensino (Provale)

O Grupo de Pesquisa PROVALE – Prosódia, Variação e Ensino tem como objetivo realizar pesquisas no âmbito da prosódia (entoação, ritmo etc.) das línguas naturais. O tema central de pesquisa é a análise da estrutura entonacional de atos de fala.
Para isso, tomamos como base os pressupostos teórico-metodológicos da Prosódia e da Fonologia Entonacional (LADD, 1996; SOSA, 1999; PRIETO, 2003; ESTEBAS-VILAPLANA & PRIETO, 2008; PRIETO & ROSEANO, 2010; 2018) e dos estudos que envolvem a relação entre prosódia e gestos, também denominada prosódia audiovisual.
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Teorias Linguísticas de Base – TLB

O TLB visa, inicialmente, à criação de alicerce teórico capaz de sustentar as discussões sobre língua/linguagem: sintaxe, semântica e pragmática, com a participação de estudantes de Letras e afins e pós-graduação de Linguística e afins, Estudos da Linguagem e Língua Portuguesa. A partir destes estudos o grupo vem realizando aplicações motivadoras de linhas, projetos e programas, vislumbrando ações e publicações que colaborem na descrição de fenômenos linguísticos no português do Brasil e, mais especificamente, as manifestações linguísticas concretizadas no discurso do texto escrito e oral paraibano. Devido às relações com o ensino, os pesquisadores decidiram por investir, especialmente: TIC, EaD, Língua, Cultura e Letramento. Os fundamentos teóricos são elencados a partir de uma lógica que os compreende como essenciais na formação do pesquisador na área da Linguística.
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Texto: produção e recepção sob vários olhares

Os estudos realizados por este grupo de pesquisa objetivam contribuir, em nível local, regional, como também em nível nacional, para a ampliação das discussões que envolvem os aspectos cognitivos, semânticos, sintáticos, discursivos e pragmáticos envolvidos no processo de produção e recepção textual. Este grupo também tem atuado na capacitação de profissionais na área de Letras em nível de graduação e Pós-Graduação, como também na capacitação e atualização de professores do ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública, através da extensão, integrando pesquisa, ensino e extensão.
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