Pular para o conteúdo

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Doutorado e Mestrado

Linhas de Pesquisa:

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO

Esta linha reúne pesquisas sobre dois campos interligados: o da Aquisição da Linguagem e o do Processamento Linguístico. No primeiro, a partir da perspectiva interacionista, interessa observar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e processos de letramento iniciais. Além disso, há também pesquisas em aquisição conduzidas sob a perspectiva inatista. No segundo, a partir da perspectiva da Psicolinguística Experimental, interessam os estudos do Processamento Linguístico sobre compreensão e produção da linguagem e suas várias interfaces. Em ambos os campos, há o interesse nos estudos em contextos neurotípicos, neurodivergentes, bem como em contextos de bilinguismo.

DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA

Nesta linha de pesquisa, a variação linguística e a regularidade, nos mais diversos contextos de uso, são estudadas sob as perspectivas sincrônica e diacrônica. Aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintático- semânticos, discursivos e lexicais são avaliados sob abordagens formalistas e funcionalistas, contribuindo tanto para a compreensão dos mecanismos de variação como para os de mudança.

SEMÂNTICA, GRAMÁTICA E COGNIÇÃO

O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar a produção e a compreensão do significado das construções linguísticas (no nível lexical, gramatical, pragmático-discursivo e cognitivo) nas modalidades orais, escritas ou gestuais, a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas da Semântica, dos estudos gramaticais e das Ciências Cognitivas.

Linhas de Pesquisa:

DISCURSO E SOCIEDADE

Esta linha congrega pesquisas que investigam a relação sócio-histórica entre discurso, sujeito e sentido a partir das seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Análise de Discurso Francesa, Análise Dialógica do Discurso, Estudos Discursivos Foucaultianos e Semiótica Francesa.

LINGUÍSTICA APLICADA

Esta linha congrega estudos que investigam processos de ensino-aprendizagem de línguas, práticas de (multi) letramentos, de trabalho e de formação socioprofissional, experiências identitárias, políticas linguísticas, bem como o impacto da historiografia da linguística no ensino de línguas.