O Programa de Neurociência Cognitiva e Comportamento está estruturado em duas linhas de pesquisa: (1) Psicobiologia, Neuropsicologia e Processos Psicológicos Básicos e (2) Neurociência Cognitiva Pré-clínica e Clínica. As linhas de pesquisa do programa reúnem o conhecimento científico e tecnológico das especialidades e incorporam com profundidade alguns dos temas mais desafiantes da área de concentração.
1. Linha de pesquisa Psicobiologia: Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia
linha de pesquisa busca compreender os mecanismos neurais subjacentes à cognição e ao comportamento, com ênfase na pesquisa básica. A linha compreende os estudos sobre os processos psicológicos básicos (percepção, memória, atenção, emoção, pensamento e linguagem) em condições normais e patológicas, por meio da utilização de métodos comportamentais, psicofísicos, eletrofisiológicos, neurofisiológicos e neuropsicológicos. Busca-se compreender de que maneira o comportamento e o sistema nervoso são influenciados pelo ambiente físico e social. A compreensão das bases psicofisiológicas da cognição e do comportamento proporciona uma visão integradora entre a psicobiologia e áreas correlatas, como a fisioterapia, a biologia, a fisiologia, a fonoaudiologia, a medicina, a farmacologia, a educação física, dentre outras.
Docentes: Carla Alexandra da Silva Moita Minervino, Flávio Freitas Barbosa; Marine Raquel Diniz da Rosa; Natanael Antônio dos Santos; Nelson Torro Alves.
2. Linha de Pesquisa Neurociência Cognitiva Pré-clínica e Clínica
A linha de pesquisa abrange os estudos de avaliação e intervenção clínica e pré-clínica em humanos e modelos animais, com ênfase na pesquisa aplicada. São utilizados protocolos e ensaios para se testar a eficácia de novos tratamentos e intervenções em indivíduos com transtornos neuropsiquiátricos e neurológicos. As pesquisas buscam também determinar os efeitos do uso de medicamentos com potencial terapêutico, bem como seus possíveis riscos e efeitos secundários sobre o sistema nervoso, a cognição e o comportamento. Dessa maneira, a linha de estudos de caráter clínico e pré-clínico busca integrar a psicobiologia a áreas correlatas como a fisioterapia, a biologia, a fisiologia, a fonoaudiologia, a medicina, a farmacologia, a educação física, dentre outras.
Docentes: Liana Clébia de Morais Pordeus; Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz; Marine Raquel Diniz da Rosa; Melyssa K. Cavalcanti Galdino; Natanael Antonio dos Santos.