DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
1. Introdução à Neurociência Cognitiva e Comportamento.
Esta disciplina objetiva retomar a história das neurociências cognitiva e do estudo das relações entre cérebro e comportamento. Serão discutidas as principais teorias e descobertas científicas que levaram aos fundamentos da neurociência moderna, como a teoria da doutrina do neurônio. Ao longo do curso serão contemplados estudos clínicos e as pesquisas básicas que contribuíram para o surgimento de subáreas da psicologia: psicobiologia, neuropsicologia, psicofarmacologia e processos psicológicos básicos.
2. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento.
Bases lógicas e metodológicas dos delineamentos de pesquisa nas neurociências cognitivas e comportamento. Problema de pesquisa e estrutura de projetos de investigação científica. Métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Debates atuais na pesquisa em neurociência cognitiva e comportamento.
3. Seminário de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento I.
A disciplina consiste em seminários realizados pelo professor-orientador, em conjunto com seu grupo de alunos, destinados ao embasamento e aprofundamento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa em curso. O conteúdo será variável de acordo com os critérios de cada grupo de pesquisa.
4. Seminário de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento II.
A disciplina consiste em seminários realizados pelo professor-orientador, em conjunto com seu grupo de alunos, destinados ao embasamento e aprofundamento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa em curso. O conteúdo será variável de acordo com os critérios de cada grupo de pesquisa.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
1. Tópicos Especiais em Neurociência Cognitiva e Comportamento I.
Estas disciplinas serão oferecidas ocasionalmente com o objetivo de abordar tópicos especiais e emergentes nas neurociências cognitivas e comportamento que estejam vinculados à produção científica do programa. A disciplina poderá ser também estruturada para aprofundar um tópico específico já tratado nas demais disciplinas ou envolver um tema não abordado, como, por exemplo, a neurociência social.
2. Tópicos Especiais em Neurociência Cognitiva e Comportamento II.
Estas disciplinas serão oferecidas ocasionalmente com o objetivo de abordar tópicos especiais e emergentes nas neurociências cognitivas e comportamento que estejam vinculados à produção científica do programa. A disciplina poderá ser também estruturada para aprofundar um tópico específico já tratado nas demais disciplinas ou envolver um tema não abordado, como, por exemplo, a neurociência social.
3. Estágio Supervisionado de Docência em Neurociência Cognitiva e Comportamento.
Desenvolvimento de atividades de ensino de graduação em neurociência cognitiva e comportamento, realizada sob orientação do professor responsável pela disciplina de graduação nas subáreas: Psicobiologia, Neuropsicologia, Processos Psicológicos Básicos, Psicofarmacologia e Psicolínguistica Experimental.
4.Sensação e Percepção.
Princípios e fundamentos da neurociência visual e auditiva com ênfase nas funções sensorias e psicofísicas. Desnvolvimento das funções visuais e auditivas. Principais teorias e modelos visuais e auditivos. Métodos psicofísicos e neurofisiológicos na avaliação das funções sensoriais e perceptuais em diferentes condições. Transdução e processamento da informação visual e auditiva. As principais vias visuais e auditivas e suas funções cognitivas. Avaliação e diagnósticos de alterações visuais e auditivas em humanos.
5.Psicobiologia da Emoção e Motivação.
Fundamentos psicobiológicos, evolutivos e comportamentais da emoção e motivação. Neurociência cognitiva da emoção e motivação. Teorias da emoção e da motivação. Sistemas neurais do processamento emocional e motivacional. Bases biológicas e sociais dos transtornos emocionais. Modelos teóricos e estudos atuais.
6.Psicobiologia da Atenção e Memória.
Princípios e fundamentos da neurociência da atenção e memória. Teoria e pesquisa sobre a natureza da memória e atenção. Paradigmas experimentais na investigação da atenção e memória. Sistemas e processos da atenção e da memória. Modelos teóricos e estudos atuais.
7. Psicofarmacologia.
Conceitos e princípios básicos da farmacologia comportamental: aspectos funcionais, mecanismos de ação das drogas psicotrópicas: antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos e alucinógenos. Campos de estudo e métodos de investigação. O papel dos neurotrasmissores nos transtornos neuropsiquiátricos. Farmacodependência, psicoestimulantes e modelos animais. Questões éticas em pesquisa e terapias farmacológicas.
8. Neuropsicologia.
A neuropsicologia faz uma interface entre a psicologia e a neurologia no estudo das relações entre o cérebro e as funções mentais superiores (e.g., percepção, atenção, linguagem, pensamento, emoção) em humanos saudáveis ou com patologia. Assim, inclui o estudo dos seguintes tópicos: bases neurobiológicas da cognição, emoção e comportamento; neuropsicologia dos processos básicos, emoção e comportamento; doenças cerebrais e distúrbios neuropsicológicos associados; o processo de avaliação e diagnóstico neuropsicológico; utilização de testes e baterias neuropsicológicas; análise de casos clínicos.
9.Psicolinguística Experimental.
Introdução à subárea da Psicolinguística conhecida como Processamento Linguístico com ênfase no nível sintático e morfológico. A natureza da relação entre a sintaxe e a percepção; gramática e parser; o papel da sintaxe nos diferentes modelos de processamento de frases. Processamento sintático: orações relativas e correferência. Processamento morfológico e as teorias envolvidas com o acesso lexical. Estudos sobre processamento e déficits relacionados à linguagem. Processamento linguístico em adultos com e sem distúrbios ou patologias relacionados à linguagem. Métodos experimentais.
10. Neurociência da Linguagem.
Definição e delimitação do campo. Perspectiva Histórica dos Estudos em Neurolinguística. Neurolinguística e Neurociência da Linguagem. Fundamentos neurobiológicos da linguagem.Neurociências, processamento e aquisição da linguagem. A natureza da relação entre cérebro, sintaxe e percepção. Sistema Nervoso e suas relações com a gramática e o parser: o papel do cérebro e da sintaxe nos diferentes modelos de processamento de frases. Processamento de orações relativas e Processamento da correferência sob a ótica das Neurociências. Neurociências, Neurolinguística e distúrbios/patologias de linguagem. Métodos de Pesquisa em Neurociências, Neurolinguística e Psicolinguística.
11. Neurociências e Comunicação.
Princípios gerais dos sistemas relacionados à comunicação oral e escrita. Mecanismos e neurotransmissores envolvidos na percepção auditiva, de fala, linguagem, aprendizagem e memória. Discussão de temas atuais entre Fonoaudiologia e Neurociências tais como: gagueira, processamento auditivo, transtornos e déficits de atenção e aprendizagem, zumbido e distúrbios da comunicação.
12. Bioestatística.
Conceitos básicos (variáveis discretas e contínuas; variáveis dependentes e independentes; constantes, amostra e população). Organização dos dados em tabelas e gráficos. Distribuição de frequências (histograma, polígonos de frequência). Escalas de médidas. Medidas de posição (média aritmética, média ponderada, mediana, moda; separatrizes: quartis, decis e percentis). Medidas de dispersão (desvio médio, variância, desvio padrão). Noções básicas de probabilidade, amostragem, tipos de variáveis, correlação e regressão. Utilização de pacote estatístico para análise de dados.
13. Tópicos Avançados em Neurociência Cognitiva e Comportamento I.
Conteúdo variável focalizando temas contemporâneos no campo das neurociências cognitiva e comportamento.
14. Tópicos Avançados em Neurociência Cognitiva e Comportamento II.
Conteúdo variável focalizando temas contemporâneos no campo das neurociências cognitiva e comportamento.
15. Tópicos Avançados em Neurociência Cognitiva e Comportamento III.
Conteúdo variável focalizando temas contemporâneos no campo das neurociências cognitiva e comportamento.
16. Seminário de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento III.
A disciplina consiste em seminários realizados pelo professor-orientador, em conjunto com seu grupo de alunos, destinados ao embasamento e aprofundamento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa em curso. O conteúdo será variável de acordo com os critérios de cada grupo de pesquisa.
17. Seminário de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Comportamento IV.
A disciplina consiste em seminários realizados pelo professor-orientador, em conjunto com seu grupo de alunos, destinados ao embasamento e aprofundamento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa em curso. O conteúdo será variável de acordo com os critérios de cada grupo de pesquisa.