- EMENTA DO GT
Estudos de natureza teórica e histórica sobre os fundamentos filosóficos, culturais e educacionais dos Direitos Humanos. Reflexões sobre a Ciência e a Cultura contemporâneas e suas implicações sobre os Direitos Humanos. Estudos sobre a articulação entre Direitos Humanos e Valores. Análises sobre as mudanças paradigmáticas ocorridas na produção do conhecimento e as demandas, delas decorrentes, necessárias ao processo educacional. As teorias e os métodos pedagógicos mais adequados para uma educação aos direitos humanos na educação formal e informal e outros espaços formativos. Educação em Direitos Humanos para sujeitos identitários específicos: gênero, etnia, crianças, adolescentes, meio-ambiente, etc. Reflexão e sistematização das praticas educativas em direitos humanos.
Coordenadora: Profa. Maria de Nazaré Tavares Zenaide – Depto. Serviço Social – PPGDH – CCHLA
- Oficina Pedagógica Direito à Memória e à Verdade
REALIZAÇÃO: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH)
APOIO: Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB)
Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (GEDI)
Gerências Regionais de Ensino (GREs)
Secretarias Municipais de Educação
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/CCA – Areia e CCAE – Rio Tinto
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/CH – Campina Grande e
CFP – Cajazeiras
Coordenação:
Lúcia de Fátima Guerra Ferreira – Depto. de História
Maria de Nazaré Tavares Zenaide – Depto. de Serviço Social
Vilma de Lurdes Barbosa e Melo – Depto. de Metodologia da Educação
Apoio/Ministrantes:
Márcia Albuquerque, Janicleide Morais; Ercília Lemes; Andreia Ferreira Carvalho; José Nikácio Júnior; Fernanda Gomides; Luana Bispo; Fernando Costa; Selma Oliveira; Victor Gadelha; Herbert Andrade; Isaac Santos; Erica Ramos, Thamara Duarte, Max Lima
INSCRIÇÃO
NO SITE ABAIXO
Formulário on-line: https://goo.gl/forms/AGGNU3wBux3rv6E22
EMENTA
Ação educativa sobre o período da Ditadura Militar no Brasil e na Paraíba com base nas diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3. Propostas de uso de recursos didáticos e diferentes linguagens na abordagem do direito à memória e à verdade. Educação para o nunca mais.
OBJETIVOS
Geral: Contribuir para a compreensão do processo histórico sobre a Ditadura Militar no Brasil e na Paraíba articulando saberes e práticas docentes no que tange ao direito à memória e à verdade e a educação para o nunca mais.
Específicos: – Discutir o processo histórico sobre a Ditadura Militar no Brasil e na Paraíba; – Analisar as possibilidades dos recursos didáticos e das diferentes linguagens na abordagem do direito à memória e à verdade; – Problematizar os registros e memórias locais sobre período da Ditadura Militar no Brasil e na Paraíba; – Discutir o sentido da Educação em Direitos Humanos e Educação para o nunca mais na atualidade.
INSCRIÇÕES LIMITADAS
- 50 vagas para cada município: Areia, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Rio Tinto e Sapé (40 professores e 10 líderes de movimentos sociais)
- 100 vagas para cada município: João Pessoa e Campina Grande (80 vagas para professores e 20 vagas para líderes de movimentos sociais)
PARTICIPANTES
- Professores de Ensino Médio e Ensino Fundamental 8º e 9ª ano e Movimentos Sociais
CRONOGRAMA
DATA CIDADE
26 de agosto de 2016 JOÃO PESSOA – UFPB CCHLA Auditório 411
19 de setembro de 2016 RIO TINTO – Auditório do PSF de Rio Tinto n. 9
Conj. Eduardo Ferreira
20 de setembro de 2016 CAJAZEIRAS – UFCG Auditório do CFP
26 de setembro de 2016 SAPÉ – – Esc. Est. Ens. F. e M. Mons. Odilon
Alves Pedrosa
29 de setembro de 2016 AREIA – UFPB Auditório do CCA
06 de outubro de 2016 CAMPINA GRANDE – UFCG Auditório do
Centro de Humanidades
10 de outubro de 2016 CATOLÉ DO ROCHA – 8ª Gerência Regional de
Educação – Rua Manoel Alves Maia, 94, Centro.
CARGA HORÁRIA: 08 horas
HORÁRIO: 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30
PROGRAMAÇÃO
08h00 às 12h00
1 – Apresentação do projeto e do livro
2 – Depoimentos sobre o período da Ditadura Militar – Pessoas de cada cidade; José Calistrato Cardoso Filho e José Emilson Ribeiro da Silva (ex-presos políticos em Itamaracá-PE)
– Debate
3 – Sensibilização – Documentário “30 anos de anistia” (17min)
– Debate
13h30 às 17h30
1 – Contexto histórico de cada município
2 – Sequência Didática: Como trabalhar com alguma das linguagens do livro
DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO:
FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; MELO, Vilma de Lurdes Barbosa e. Direito à Memória e à Verdade: Saberes e práticas docentes. João Pessoa: Editora do CCTA, 2016. 194p.
- Especialização Educação Integral
Processo de seleção 2012 – Edital Nº 02/2012
AVISO :PRORROGAÇÃO
Informamos que foram prorrogadas as inscrições para o Curso de Especialização em Educação Integral e Direitos Humanos até o dia 14 de agosto de 2012, terça-feira. Os interessados poderão se inscrever nos dias úteis, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.
Classificados/as na entrevista
Classificados/as na avaliação memorial
- Especialização em Educação em Direitos Humanos
Edital NCDH Nº 06/2013 – Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos – CEspEDH
Edital e formulários processo seletivo cursistas
Gabarito das questões objetivas da prova de seleção realizada dia 17/12/2013
Resultado Itabaiana 2° seleção
Resultado chamada para segunda turma
Edital NCDH Nº 07/2013 – Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos – CEspEDH
Edital Processo seletivo tutores
Resultado do Processo de Seleção para tutor a distância do Curso de Especialização de Educação em Direitos Humanos (Edital Nº 07 / 2013)
Resultado do Processo de Seleção após Recurso
- Extensão Educação em Direitos Humanos
Edital NCDH nº 05/2013 – Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos – CExtEDH
Edital e formulários Processo seletivo cursistas.
Edital NCDH nº 08/2013 – Curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos – CExtEDH
Edital e formulários Processo seletivo tutores
Novo horário das entrevistas após recurso
- Aperfeiçoamento Educação Integral
O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba tornam público a abertura de inscrições para as seguintes seleções:
*No período de 18 e 19 para estagiários, estudantes desta Universidade, dos cursos de graduação em Pedagogia, História, Serviço Social, Geografia, Ciências Sociais, Psicopedagogia, Secretariado, Arquivologia. Edital.
*no período de 15 a 20 de agosto de 2014 para o Processo Seletivo de Tutor/a a Distância para a contratação de 08 (oito) Tutores/as a Distância para o referido curso, em regime de vinte horas semanais, durante dezoito (09) meses. Edital / Anexo 1 / Anexo 2 / Anexo 3
*Processo Seletivo para ingresso no Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral.As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 15 a 30 de agosto de 2014. Edital / Anexos