Opinião
O QUE OS DIREITOS HUMANOS TÊM A VER COM VOCÊ.
Será que “os Direitos Humanos só defendem bandidos”, que “os Direitos Humanos só valem para os humanos direitos”, que “bandido bom é bandido morto”, que “os Direitos Humanos só defendem quem não presta”?
Será que isso é verdade ou é mentira? É mito ou realidade? Para responder, vamos ver mais de perto o que são os Direitos Humanos.
Os Direitos Humanos não são de esquerda ou de direita, são os alicerces da nossa Constituição e do nosso Pacto Social, e o padrão mínimo de uma convivência civilizada: sem os Direitos Humanos voltamos à barbárie do estado de natureza.
Os Direitos Humanos defendem a todos e todas.
João Vicente Goulart
(Texto do filho do Presidente João Goulart em palestra na Universidade Federal da Paraíba, no evento “Resistir ao esquecimento: Encontro com João Vicente Goulart”, João Pessoa-PB, de 17 a 19/05/2017, promovido pelo NCDH/CCHLA.)
Nesta oportunidade na Universidade Federal da Paraíba, depois de 53 anos do golpe de Estado de 1964, e onde hoje sofremos com a desestabilização democrática nacional, a partir dos acontecimentos que levaram a deposição de um governo legítimo da Presidente Dilma Rousseff, a contribuição que nós do Instituto João Goulart podemos oferecer neste momento é suscitar o debate de que está na hora de admitir que o BRASIL perdeu, e perdeu até hoje, a chamada Guerra fria.
No primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, em 2014, a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Vana Roussef, ultrapassou com larga vantagem o candidato adversário Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira, na preferência do eleitorado da região Nordeste do país. Esse fato foi intensamente destacado e explorado pela grande mídia, monopolizada por algumas poucas e milionárias famílias.