I Encontro Regional de Comércio Exterior e Mediações Interculturais do Nordeste e da Paraíba (I ECEMI NE/PB)

sábado, 19 de outubro de 2024
Categoria: Notícias

INTERNACIONALIZAR É INOVAR

Entre os dias 19 e 23 de agosto, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB foi palco do I Encontro Regional de Comércio Exterior e Mediações Interculturais do Nordeste e da Paraíba (ECEMI NE/PB). O evento foi idealizado pelo professor Roberto Vilmar Satur e contou com a participação de especialistas e acadêmicos que discutiram temas fundamentais para o desenvolvimento econômico e cultural da região, como internacionalização, comunicação intercultural e imigração durante estes cinco dias.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo professor Roberto Vilmar Satur, coordenador do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) e idealizador do evento, contando com presenças importantes com a vice-reitora Liana Filgueira, o vice-diretor do CCHLA Marcelo Sitcovsky, a superintendente do IEL/PB Raquel Paulo, dentre outros.

O destaque do dia foi a palestra “Comércio Exterior, Desenvolvimento e Inovação”, ministrada pela Dra. Maria Teresa Bustamante, que trouxe reflexões sobre o impacto da inovação nas relações internacionais. Para finalizar o primeiro dia do evento, bolsistas do projeto PETI COMEX CADI PB (UFPB/FAPESQ PB), o professor Roberto Satur e a superintendente do IEL/PB Raquel Paulo discutem em uma mesa redonda sobre a realidade do comércio exterior na Paraíba.

No segundo dia, a palestra foi sobre “Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização”, apresentada pela Dra. Lucilene Kleina Rodrigues, que revelou as potencialidades da inovação para impulsionar o comércio exterior. O debate foi enriquecido pela Dra. Elia Elisa Cia Alves. Na sequência, a mesa redonda focou em casos práticos de inovação, com destaque para as iniciativas da Agência de Inovação da UFPB e o papel do Porto de Cabedelo na internacionalização da economia local.

No terceiro dia, a palestra do dia, ministrada pelo Dr. Fellipe Sá Brasileiro, abordou “Negociações, Comunicação e Interculturalidade”. A discussão girou em torno dos desafios e oportunidades presentes nas negociações interculturais. A mesa redonda focou em aplicações práticas dessas negociações na Paraíba, incluindo a atuação da empresa júnior Internacionalize e o papel das publicações acadêmicas em promover a comunicação intercultural.

O quarto dia do evento destacou a importância das mediações interculturais no contexto dos intercâmbios acadêmicos. A palestra da Dra. Ana Berenice Peres Martonelli trouxe à tona os desafios e benefícios de programas de intercâmbio, tanto para estudantes quanto para as instituições. A mesa redonda sobre intercâmbio contou com relatos inspiradores de estudantes que compartilharam suas experiências em países como Espanha, França, Alemanha e inclusive, Brasil, evidenciando o impacto dessas vivências na formação profissional e pessoal.

No último dia, o foco foi nas mediações interculturais voltadas para imigrantes e refugiados. A palestra “Mediações Interculturais para Imigrantes, Refugiados e Apátridas” foi conduzida pela assistente social Cyntia de Albuquerque Sampaio, que destacou a importância de acolher o “outro” no processo de internacionalização.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda que trouxe experiências de migrantes na Paraíba, com destaque para iniciativas de projetos de extensão da UFPB e relatos de imigrantes sobre suas trajetórias.

O ECEMI NE/PB foi um marco para o intercâmbio de conhecimento e experiências, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural da Paraíba e região.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site