Regulamento de TCC: baixar
Cronograma de TCC I 2024.2: baixar
Cronograma de TCC II 2024.2: baixar
TCC 1:
Matrícula: antes do período de matrículas do 7º. semestre, é preciso encaminhar à SIAG (siag@cchla.ufpb.br), com cópia para a Coordenação de TCC (tccleanidoc@gmail.com) a Declaração de aceite do Orientador (cujo modelo está disponível em: baixar), solicitando a matrícula em TCC. Apenas após a matrícula na referida atividade ter sido efetivada, pode-se realizar a matrícula em demais componentes (caso contrário, o sistema sinalizará insuficiência de carga horária mínima em componentes).
Ao final do período, o/a Professor/a orientador/a encaminha um e-mail para a SIAG, com cópia para a Coordenação de TCC, informando a nota obtida pelo/a discente, durante a atividade de TCC 1.
TCC 2:
ATENÇÃO: Conforme Ofício Circular da PRG, Nº 287/2024, o aproveitamento dos componentes flexíveis deve ser protocolado pelo discente (via SIAG), idealmente, ANTES da fase de matrícula no último semestre do curso, pois o sistema só reconhecerá o perfil de “formando” do aluno, se estes componentes estiverem devidamente aproveitados no histórico acadêmico. Apenas assim, os discentes reconhecidos no SIGAA como “formandos” conseguirão efetuar normalmente a matrícula em todos os componentes pendentes para conclusão de curso, independentemente do conjunto destas disciplinas faltantes atingirem a carga horária mínima semestral fixada no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Matrícula em TCC 2: encaminhar um e-mail para a SIAG, com cópia para a Coordenação de TCC, solicitando a matrícula em TCC 2. Obs.: caso o título do trabalho tenha sido alterado, é preciso reenviar (neste mesmo e-mail) a carta de aceite do/a orientador/a, com o título atualizado).
Marcação da defesa:
Declaração de apto para ser avaliado em banca de conclusão de curso: baixar (clicar em Arquivo < Baixar). É preciso encaminhar a referida declação para a SIAG, com cópia para a Coordenação de TCC. Atenção: observe atentamente o balão de comentário inserido no documento, informando outros dados que devem ser enviados no e-mail.
Durante a defesa (docs. para o/a orientador/a):
Ficha de avaliação do/a orientador/a: baixar
Ficha de avaliação dos/as avaliadores/as 2 e 3: baixar
Modelo de ata de defesa: baixar
Resumo das notas: baixar
Procedimento: após a defesa, o/a orientador/a deve encaminhar os referidos documentos para a Coordenação de TCC. No entanto, a nota só será implantada, após o envio dos documentos “pós defesa” abaixo listados, por parte do/a discente.
Pós-defesa:
Tutorial para solicitação da ficha catalográfica: baixar
Declaração de finalização e apto para depósito final: baixar
Termo de autorização: baixar
Atestado de autenticidade: baixar
Logo que o/a estudante tiver concluído as correções solicitadas em banca, durante a defesa, ela/a deve encaminhar para a SIAG, com cópia para a Coordenação de TCC, os três documentos acima, a saber: a) Declaração de finalização e apto para depósito final, b) Termo de autorização e c) Atestado de autenticidade, juntamente com d) o TCC em sua versão final (com a ficha catalográfica inclusa no arquivo).
Atenção: é importante que isso seja feito, respeitando os prazos estabelecidos no cronograma de TCC. Caso contrário, o/a discente corre o risco de não ter o seu nome incluso no processo de colação de grau.
Link de acesso ao repositório de TCCs: acesso
Colação de grau:
Para que o/a discente possa colar grau, é necessário estar com o Histórico Escolar completamente integralizado (no quadro de totalização, em “Pendente” deve constar “0” em todos os campos).
Os concluintes devem aguardar as instruções específicas que a Coordenação repassará, referente à colação de grau. No entanto, se puderem adiantar a juntada de documentos necessários (a serem encaminhados à SIAG, com cópia para a Coordenação de TCC, tão somente dentro do período solicitado), será possível evitar possíveis problemas. Veja, abaixo, a lista de documentos necessários:
I. RG
II. Certidão de nascimento ou casamento
III. Título eleitoral
IV. Certidão de quitação eleitoral
V. Certificado de conclusão do ensino médio
VI. Nada consta da biblioteca (obs.: encerrar o vínculo com a Biblioteca apenas APÓS o recebimento da ficha catalográfica de TCC).
VII. Reservista (para os alunos do sexo masculino)
Atenção:
É importante que a documentação esteja completa.
Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF, obrigatoriamente em arquivos separados.
Caso alguém não consiga estar presente na colação de grau, é possível utilizar este modelo de procuração (baixar), para que alguém o/a represente, no dia da cerimônia.