Doutorandos e Doutorandas
Arineyde Maria D’Almeida Alves de Oliveira
Nome em citações: OLIVEIRA, Arineyde Maria D’Almeida Alves de.
Currículo Lattes
Bacharel em Psicopedagogia Cínica e Institucional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Especial (Ucamprominas). Mestra em Linguística (UFPB), Doutoranda em Linguística (UFPB). Psicopedagoga clínica no Centro de Saúde Nova Esperança (Clínica-Escola FAMENE). Docente do Curso de Psicologia das Instituições Nova Esperança (FACENE). Membro do Grupo de Estudos em Processamento Linguístico (GEPROL/ CNPQ) e participante do LAPROL-UFPB (Laboratório de Processamento Linguístico) tendo como linha de pesquisa Aquisição de Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Processamento Linguístico e Patologias.
Enquanto Psicopedagoga de formação percebi valiosa a interface da educação com a Psicolinguística, uma vez que as duas se complementam na busca para compreender os processos linguísticos/cognitivos que acontecem no momento da leitura. Desta forma, avaliar como ocorre a compreensão leitora em escolares e poder distinguir os bons/maus leitores será uma ferramenta riquíssima que irá auxiliar ao professor, norteando o processo de intervenção em sala de aula.
Por isso, o tema de minhas pesquisas versam sobre a correlação entre compreensão leitora e a estrutura do parágrafo, visando avaliar o papel da estruturação do parágrafo na compreensão leitora de escolares dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de uma investigação experimental combinada com a aplicação de testes avaliativos de compreensão leitora, com o objetivo de averiguar como se dá o processamento da estrutura do parágrafo por escolares no que diz respeito à percepção e extração de informações no processo de compreensão.
Título do Projeto de Tese em andamento: Compreensão leitora e estrutura do parágrafo: um estudo correlacional com escolares do ensino fundamental.
Orientador: Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Cleber Tourinho de Santana
Nome em citações: TOURINHO, Cleber.
Currículo Lattes
Doutorando em Linguística – Proling/UFPB. Mestre em Língua Portuguesa – Mestrado Profissional em Letras (Profletras) – UFPB – Campus Mamanguape-PB (2016-2018). Especialista em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar, IFRN (2016); Graduado em Letras Vernáculas – Licenciatura – Universidade Federal da Bahia (2007); Professor de Língua Portuguesa – Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e Secretaria Municipal de Educação e Cultura – João Pessoa (PB). Revisor e Orientador de Textos Acadêmicos. Estudante de Graduação em Direito, Universidade Federal da Paraíba (2015 – ). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Sociolinguística. Realiza estudos em Processamento Linguístico, Linguística Aplicada e Direitos Humanos.
Trabalharei com a hipótese de que crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nível de suporte 1 e 2 apresentam um processamento menos célere e com menor acurácia da ideia de numerosidade, motivado por palavras/expressões que representam noção de quantidades reais e aproximadas, quando comparadas com crianças neurotípicas da mesma idade. A partir dos dados coletados, será possível comprovar ou não a existência da compensação da memória declarativa nesse fenômeno no caso desses indivíduos, corroborando pesquisas de outros autores para fenômenos linguísticos diferentes.
Meu interesse pelo tema vem da realidade pessoal, pois tenho dois filhos autistas com nível de suporte 2 (semiverbal, semi-independente) e 3 (não verbal, dependente). Como profissional em Letras, entendo que linguagem é uma das habilidades cognitivas mais complexas e fascinantes do ser humano, mas também uma das mais vulneráveis a distúrbios e variações. Um dos casos mais intrigantes é o do autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social de forma heterogênea. Uma das questões que ainda permanece em aberto é como as pessoas autistas processam diferentes aspectos da linguagem, e nesse contexto, a pesquisa que venho realizando demonstrou haver uma enorme lacuna em relação aos estudos referentes à ideia de numerosidade, isto é, no que se refere à capacidade de quantificar objetos ou eventos.
Assim, em meu trabalho, proponho investigar o processamento linguístico da numerosidade em pessoas autistas, a partir da hipótese de compensação da memória declarativa de Michael Ulmann, teoria que propõe que a memória declarativa, que é o sistema de memória responsável por armazenar e recuperar fatos e eventos, pode compensar as deficiências ou alterações de outros sistemas cognitivos, como a memória procedural, que é o sistema de memória responsável por aprender e executar habilidades e hábitos. Segundo Ullman, essa hipótese poderia explicar alguns aspectos da linguagem e do comportamento de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, o transtorno obsessivo-compulsivo e a dislexia. Esses transtornos seriam caracterizados por um déficit na memória procedural, que afetaria o processamento de regras gramaticais, sintáticas e fonológicas. No entanto, a memória declarativa poderia auxiliar no desempenho linguístico dessas pessoas, permitindo-lhes memorizar palavras, significados e até mesmo regras irregulares.
Esperamos que os resultados deste estudo possam contribuir para o avanço do conhecimento sobre o funcionamento cognitivo e linguístico das pessoas autistas, bem como para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e terapêuticas adequadas às suas necessidades específicas.
Título do Projeto de Tese em andamento: Processamento linguístico em pessoas autistas: a hipótese de compensação da memória declarativa na ideia de numerosidade no português do Brasil.
Orientador: Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Jullyane Glaicy da Costa Ferreira
Nome em citações: FERREIRA, Jullyane.
Currículo Lattes
Mestra em linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com ênfase em processamento linguístico. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), bem como presta consultoria na produção de redação.
Cursa doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase na área do Processamento da Linguagem. Cursa também Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT).
Participa do LAPROL – Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB, realizando estudos referentes ao processamento das relações co-referenciais e sua relação com a memória de trabalho: a influência da distância sintática no processamento da anáfora no português brasileiro. O objetivo maior é conhecer a natureza das relações mentais que regem a leitura, observando aspectos que influenciam esse processo para auxiliar pesquisas e aplicações futuras na linguagem e no ensino.
Título do Projeto de Tese em andamento: Processamento das relações co-referenciais e sua relação com a memória de trabalho: a influência da distância sintática no processamento da anáfora no português brasileiro.
Orientador: Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/10/2023]
Karla Araújo Pinheiro
Nome em citações: PINHEIRO, Karla.
Currículo Lattes
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2020-2022) e integrante do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL). Desenvolve pesquisa na área da Psicolinguística Experimental com ênfase na relação entre Competência Gramatical, Consciência Morfológica e Metacognição. Tem interesse em estudos na Área de Teoria e Análise Linguística diante da Aquisição da Linguagem e Processamento, Programação Linguística e Neurociência da Linguagem. Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2018).
Cursa doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase na área do Processamento da Linguagem.
Estuda o Processamento de Palavras Morfologicamente Complexas relacionados a uma interface com a Neurociência da Linguagem e Psicolinguística.
Título do Projeto de Tese em andamento: Em definição.
Orientador: Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Marinalva de Sousa
Doutoranda em Linguística – Proling/UFPB; Formação em Letras e Pedagogia. Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa. Mestrado em Letras (Profletras). Experiência no Ensino Superior como professora substituta (UPE/2016 – 2019 e 2022). Professora na rede municipal de ensino desde 2008 e rede estadual desde 2021 (anos finais). Seus estudos têm como objetivo refletir sobre a formação do profissional do pedagogo como sendo de grande relevância para os estudos da língua materna, percebendo de que forma o processamento linguístico ocorre e como é apreendido e compreendido pelo professor, visando a uma aprendizagem significativa.
Na área de Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico, interessa observar a aquisição e o desenvolvimento da fala e da escrita (letramento) em contextos diversos e sobre compreensão e produção da linguagem de adultos através do processamento linguístico.
- Título do Projeto de Tese: A formação do professor para o ensino de língua portuguesa como língua materna nos anos iniciais.
- Orientador: Prof. Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB/Prolin/Laprol) [Atualizado em 28/01/2024]
Nathália Leite de Sousa Soares
Nome em citações: SOARES, Nathália L. S.
Doutoranda em Linguística (2022-2026) e Mestra em Linguística (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Especializanda em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2023-2024); Licenciada em Letras (habilitação Língua Portuguesa) pela UFPB (2019) e Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (2011). Atualmente é componente do GEPROL – Grupo de Estudos em Processamento Linguístico cujo interesse recai nas áreas de Processamento Linguístico e Neurociência da Linguagem destinadas, especificamente, as questões relacionadas à Saúde e Educação. Realiza estudos na área da Teoria e Análise Linguística – Aquisição da linguagem e processamento linguístico. Tem interesse pelos temas Acesso Lexical; Morfologia; Idosos.
Minha temática traz à tona a discussão sobre acesso lexical em um grupo pouco considerado nas pesquisas de psicolinguistica: os idosos. Quero correlacionar as contribuições da neurociência e da educação em interface com a psicolinguística experimental.
- Título do Projeto de Tese: Ainda em desenvolvimento.
- Orientador: Prof. Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB/Prolin/Laprol) [Atualizado em 28/10/2023]
Priscilla de Albuquerque Almeida
Nome em citações: ALMEIDA, Priscilla.
Doutorado em andamento em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011) e graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Anísio Teixeira (2022). Especialização em Neurociências e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Anísio Teixeira (2022). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2020).
Sou Psicopedagoga. Meu projeto tem por finalidade tornar possível o entendimento do comprometimento no processamento linguístico de crianças, adultos e idosos com TDAH. Com este estudo, espera-se trazer uma contribuição para a Linguística, assim como para outras áreas afins. O intuito é discutir a influência da pouca capacidade de memória de trabalho dos sujeitos com TDAH no processamento linguístico, bem como investigar se há diferenças significativas no desempenho da capacidade leitora de acordo com a apresentação da manifestação de predominância dos sintomas do TDAH de acordo com a fase do desenvolvimento em que o participante com este transtorno se encontra.
A partir daí, vislumbro possibilitar melhores condições para a Psicopedagogia elaborar estratégias de intervenção que venham a auxiliar nas dificuldades apresentadas durante o processo de leitura, bem como elaborar protocolos que auxiliem no diagnóstico dos sujeitos com TDAH.
- Título do Projeto de Tese: Ainda em desenvolvimento.
- Orientador: Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Prolin/Laprol) [Atualizado em 28/01/2024]
Ramon Brasileiro Guedes
Nome em citações: GUEDES, Ramon Brasileiro.
Doutorando em Linguística (Proling), pela Universidade Federal da Paraíba (2022), Mestre em Linguística pelas mesma instituição (2021) e graduado em Letras – Inglês também pela UFPB (2014). Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em processamento linguístico e bilinguismo. Fui representante da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) e aplicador dos testes de proficiência TOEFL ITP e TOEIC no IFPB – Campus Itaporanga. Atualmente, trabalho como professor efetivo (dedicação exclusiva) de língua inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa.
Membro do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL), na UFPB, onde desenvolvi em nível de mestrado (finalizado) a pesquisa “Animacidade e o processamento de orações relativas de sujeito e objeto por bilíngues português–inglês”.
Na minha pesquisa de doutoramento, busco elucidar duas questões: se a frequência de estruturas sintáticas tem algum efeito no seu processamento; e se, no caso de bilíngues, dados de frequência de estruturas de uma língua interferem no processamento de estruturas análogas em outra (influência interlinguística ou transferência).
Meu objetivo é contribuir com dados empíricos para a elucidação dos mecanismos subjacentes ao processamento bilíngue, em especial no que se refere à relevância de informações relativas à frequência nos estágios iniciais desse processamento. Além disso, busco compreender melhor as diferenças entre as representações mentais que monolíngues e bilíngues têm de suas línguas.
- Título do Projeto de Tese em andamento: Influência interlinguística e frequência no processamento bilíngue de orações relativas.
- Orientador: Prof. Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/10/2023]
Mestrandas e Mestrandos
Amanda Beatriz Santos Orellana
Nome em citações: ORELLANA, Amanda.
Possuo graduação em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atualmente, sou professora de Cursos Livres de Língua Portuguesa. Tenho experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de Português para Jovens e Adultos e Educação Básica (Anos Iniciais, Finais e Médio). Sou Especialista em Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, com especialização em andamento em Docência do Ensino Superior.
Tenho interesse acadêmico em Teoria e Análise Linguística, com foco em Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico. O meu projeto considera relevante compreender a interface linguagem e cérebro, ressaltando a importância da consciência morfológica, pois objetiva-se entender como a morfologia das palavras é processada em estudantes universitários, que possuem um aparato mental já desenvolvido, com conhecimentos e ensinamentos consolidados, relacionando, ainda, tal habilidade com o processo de ensino do Português no Brasil.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: A Relação entre a Consciência Morfológica e o Ensino de Português: Enfoque no Processamento de Palavras Formadas por Concatenação.
- Orientador: Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/10/2023]
Christianne Rodrigues Porto
Nome em citações: RODRIGUES, Christianne
Mestranda em Linguística – PROLING na Universidade Federal da Paraíba. Integrante do LAPROL – Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB. Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ (2012); Especialização em Saúde da Criança e do Adolescente pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2016); Foi pesquisadora e extencionista do Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV/UFPB); Atuou como Fonoaudióloga Clínica em consultório particular nas áreas de linguagem, fala e transtornos de aprendizagem (2012); Fonoaudióloga efetiva no município de Bayeux – PB em regime estatutário (2012-2014) e também Fonoaudióloga Efetiva no município de Serra da Raiz -PB em regime estatutário (2013-2014); Atua como Fonoaudióloga Clínica em consultório particular (2012 até o momento). É autora de capítulos de livros, palestrante e professora de cursos de especialização.
Temas de interesse nas áreas de Fonoaudiologia, linguagem, fala, leitura e escrita, atuando principalmente com Comunicação, Avaliação e tratamento de transtornos da comunicação e de aprendizagem; Processamento sintático, Inteligência Artificial e Dislexia.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Análise do processamento linguístico-sintático no uso do ChatGPT como ferramenta assistiva para indivíduos com dislexia.
- Orientador: Prof. Dr. Márcio Leitão (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Dallyana Jussara da Silva
Nome em citações: SILVA, Dallyana Jussara da
Mestranda em Linguística- PROLING na Universidade Federal da Paraíba. Integrante do LAPROL- Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB. Graduação em Letras-Português pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Atuação em projetos que promovem o ensino de Português como L2 através dos gêneros textuais do cotidiano e versão ENEM, monitoria/orientação/ministração no curso de capacitação a alunos e profissionais da educação básica para o ensino de Português ao surdo. Monitoria em curso de dança para alunos surdos e cegos. Tradutora/Intérprete de Libras com formação pela FUNAD/PB- Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência. Curso de Extensão em Libras pela Universidade Federal da Paraíba. Monitoria da Extensão em Libras na Universidade Federal da Paraíba. Possui curso Intensivo de Libras Avançado em Escrita de Sinais.
Trabalha com a temática: Processamento Linguístico – A interlíngua como processo inerente na escrita de surdos usuários de Libras como L1 em produções em Língua Portuguesa (L2)/Bilinguismo.
Ao longo da graduação, fui monitora em projetos que tratam da temática da surdez, seja na produção de materiais para as aulas do Prolicen, sendo monitora e ministrante em cursos de aperfeiçoamento para o ensino de Português como L2 para surdos no Probex, seja ainda orientando os surdos no processo de escrita/reescrita de textos. Minha pesquisa trata de viabilizar a ocorrência da interlíngua na escrita desses sujeitos, bem como esclarecer os aspectos que envolvem sua escrita em uma segunda língua, pois, os surdos são, legalmente, bilíngues. Tomo como ponto de partida os estudos desenvolvidos ao longo da graduação e discutida no TCC, sem dúvidas, um estudo importante para a comunidade surda e acadêmica em geral. A necessidade de aprofundá-la, agora no mestrado, é de grande valia para que mais educadores entendam como funciona a escrita do surdo.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Casos de interlíngua no uso de conectivos nas redações do Enem produzidas por surdos em língua portuguesa.
- Orientador: Prof. Dr. Márcio Leitão (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Gabrielle Dayanne Rodrigues de Albuquerque
Nome em citações: ALBUQUERQUE, Gabrielle.
Mestranda em Linguística- PROLING na Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – polo de Cajazeiras-PB (CFP). Foi monitora bolsista da disciplina de Linguística I, no período 2018.1. Foi bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuando como docente no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, nos anos de 2018 – 2020. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica, com atuação na Escola Cidadã Integral e Técnica- Cristiano Cartaxo (ECIT). Possui especialização em Literatura Brasileira, pela Faculdade Católica Paulista.
Trabalha com a temática: Processamento correferencial.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Efeitos do contexto na resolução de correferência em construções com gerúndio.
- Orientador: Profa. Dra. Rosana Costa de Oliveira (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Glória Maria Miranda de Freitas
Nome em citações: FREITAS, Glória.
Mestranda em Linguística – PROLING na Universidade Federal da Paraíba (2023 – ); Membro do Laboratório de Processamento Linguístico – LAPROL; CELTA course (2022); CELT-P (2021); Especialização em Neuroeducação – UNINASSAU (2020); Licenciatura Plena em Letras-Inglês – Universidade Federal da Paraíba (2017); Professora de Inglês – Cultura Inglesa de Manaíra em João Pessoa – PB (2017 – ); Mestrado em Ciência Política – Universidade Federal de Recife (2013); Graduação em Relações Internacionais – Universidade Estadual da Paraíba (2010).
Sou formada em Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (2017), e desde então, sou professora de Inglês em uma instituição privada de João Pessoa, e tenho interesse em pesquisar como ocorre o processo da aquisição da L2 em crianças a partir da Teoria da Hipótese do Período Crítico. Essa pesquisa é importante, pois pode esclarecer outros profissionais sobre como acontece a aquisição da L2 em crianças, auxiliando assim, esse processo.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Em definição.
- Orientador: Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Lopez Estivalet (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Laís Dorací Soares Oliveira
Nome em citações: OLIVEIRA, Laís
Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB (PROLING-UFPB). Graduada em Letras- Língua Espanhola pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante, como pesquisadora, do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL- UFPB) e do Grupo de Estudos em Processamento (GEPROL), no qual esteve associada ao projeto de pesquisa Processamento linguístico em ambientes barulhentos: a compreensão de línguas estrangeiras em sala de aula. Esteve vinculada, como bolsista, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), com o projeto Compreensão auditiva de palavras em conversas de fundo: processamento fonológico em contextos de interferência linguística. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Espanhol). Atuou como voluntária no Projeto de Leitura e Tradução (PROLETRA) e do Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN).
- Áreas de interesse: Psicolinguística; neurolinguística; processamento linguístico/ processamento fonológico; acesso lexical; bilinguismo; tradução e ensino do espanhol como língua estrangeira.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Em desenvolvimento.
- Orientador: Prof. Dr. Gustavo Lopez Estivalet (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 28/01/2024]
Maria Rosângela Marques de Farias
Nome em citações: FARIAS, Rosângela
Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Pós-graduada em Línguas, Linguística e Literatura pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) (2015). Pós-graduação em psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) (2018). Graduada em pedagogia pela UFPB (2021). Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada (2022). Psicopedagoga no Município de Serra da Raiz-PB. Articuladora Municipal de Gestão e Formação no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Município de Duas Estradas-PB.
Como psicopedagoga clínica e institucional, observo que indivíduos com dislexia, caracterizada como um transtorno de aprendizagem, geralmente enfrentam dificuldades na comunicação, fazem trocas de letras passíveis de serem confundidas, além de apresentarem dificuldades na leitura e na segmentação silábica. Infelizmente, a formação na área muitas vezes não responde às dúvidas e questionamentos daqueles que estão à frente do processo de escolarização desses indivíduos. Por isso, é fundamental compreender como as diversas áreas envolvidas no tratamento da dislexia dialogam entre si, e o quanto a compreensão do processamento linguístico pode possibilitar a descrição mais precisa desse processo e, quem sabe, levar à descoberta de formas mais eficazes de intervenção.
- Áreas de Interesse: Aprendizagem; Neurociência; Aquisição de Linguagem; Processamento Linguístico.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Processamento linguístico e a sua relação com a Dislexia.
- Orientadora: Profa. Dra. Rosana Costa de Oliveira (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/09/2024]
Milena Socorro Rocha Gaspar Vega
Nome em citações: VEGA, Milena.
Mestrado em andamento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB). Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2020); Especialista em Análise do Comportamento Aplicada para intervenção em crianças Autistas (2020); Atuou como Psicopedagoga Escolar no Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (2021-2020); Atua como Psicopedagoga Clínica em consultório particular (2021 até o momento). Atualmente é Pesquisadora, integrante do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL/UFPB).
Temas de interesse: Psicolinguística, Funções Executivas, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Inclusão, Avaliação e Intervenção Psicopedagógica.
- Título do Projeto de Dissertação: Em desenvolvimento
- Orientador: Orientador(a): Prof. Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/02/2024]
Suely Fermon de Morais Oliveira
Nome em citações: FERMON, Suely.
Mestranda em Linguística PROLING na Universidade Federal da Paraíba. Integrante do LAPROL Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB. Pedagoga, Psicopedagoga. Conselheira Nacional Vitalícia da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia). Fundadora do Núcleo da ABPp na Paraíba. Tem experiência como docente na área de Educação e Psicopedagogia, ministrando disciplinas em cursos de especialização em Psicopedagogia. Psicopedagoga Institucional.
Como profissional da Psicopedagogia com atuação tanto clínica quanto institucional, pretendo pesquisar como está o nível de processamanto da leitura entre as crianças que foram alfabetizadas pelo ensino remoto no período da pandemia, numa escola da rede privada em João Pessoa como população do estudo. Com os dados levantados, busco formular estratégias de intervenção para que os prováveis déficits sejam previamente identificados logo no início do ano letivo e trabalhados pedagogicamente em caráter de nivelamento em relação à turma.
- Áreas de Interesse: Processamento Linguístico;
- Título do Projeto de Dissertação: Análise do processamento sintático na leitura entre estudantes brasileiros alfabetizados virtualmente durante a pandemia
- Orientador: Prof. Dr. Márcio Leitão (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/09/2024]
Taís da Paz Soares Oliveira
Nome em citações: OLIVEIRA, Taís
Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling-UFPB). Graduada em Letras- Língua Espanhola pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do GEPROL – Grupo de Estudos em Processamento Linguístico e do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL-UFPB). Atuou no PIVIC com o projeto “Compreensão auditiva de palavras em conversas de fundo: processamento fonológico em contextos de interferência linguística”. Foi voluntária no Projeto de Leitura e Tradução (PROLETRA). Durante o período de 1 ano e meio participou, como bolsista, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFPB). Obteve vínculo como colaboradora do projeto “Processamento linguístico em ambientes barulhentos: a compreensão de línguas estrangeiras em sala de aula” e no Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN) como bolsista.
- Áreas de interesse: Psicolinguística; neurolinguística; processamento linguístico; bilinguismo; fonologia, ensino de língua espanhola; tradução.
- Título do Projeto de Dissertação em andamento: Em desenvolvimento.
- Orientador: Prof. Dr. Gustavo Lopez Estivalet (UFPB/Proling/Laprol) [Atualizado em 22/10/2023]