Processamento Linguístico em adultos sem transtornos
Tem como objetivo investigar temas da área de Processamento Linguístico a partir de estudos com indivíduos adultos sem nenhum tipo de patologia ou déficit de linguagem. Os temas abordados são fenômenos linguísticos relacionados ao processamento sintático, ao processamento da correferência e ao processamento morfológico.
Processamento Linguístico e aprendizes de L2
Tem como objetivo investigar temas relacionados ao Processamento Linguístico em aprendizes que possuem o português como L1 e inglês ou francês como L2. A ideia é entendermos como aprendizes de uma língua estrangeira processam a linguagem e se esse processamento é distinto do processamento em L1.
Processamento Linguístico e Transtornos
Tem como objetivo investigar o processamento linguístico em portadores de transtornos e déficits de linguagem. A ideia é compreendermos como o processamento linguístico acontece nesses indivíduos, buscando uma maior precisão em relação aos elementos linguísticos que estão afetados pelo transtorno, consequentemente gerando uma maior precisão também em termos de diagnóstico. Isso possibilitará que no futuro hajam novas formas de tratamento e terapia que atuem de forma mais específica em relação aos déficits linguísticos.
Aquisição da Linguagem
Tem como objetivo investigar habilidades precoces de processamento linguístico em crianças em fase de aquisição de língua materna. Atualmente, pesquisa-se a aquisição da morfologia flexional e derivacional em português brasileiro, bem como a aquisição da correferência intersentencial e intrassentencial, esta última no que se refere à aquisição do princípios de ligação, e na relação da correferência com a memória de trabalho.