Como usar

O CoLingAM — Corpus Linguístico do Amazonas — está disponível sob uma Licença Creative Commons, com algumas restrições de uso.

Pesquisadores de várias áreas do conhecimento podem utilizar o CoLingAM. Dependendo do foco da pesquisa, uma das indicações a seguir pode servir como ponto de partida.

  1. Para cada informante, os tópicos temáticos contidos em cada entrevista podem ser analisados em formato PDF. Caso se deseje, por exemplo, analisar informações sobre “cheia”, a busca por esse termo no mecanismo de busca do leitor PDF localizará todas as entrevistas em que esse tópico tenha sido abordado. Então, acessando a transcrição da respectiva entrevista, também em formato PDF, bastará localizar os trechos da fala e verificar o conteúdo da informação apresentada.
  2. Na Tabela 1, as transcrições em formato PDF permitem, de forma mais rápida, a leitura das entrevistas completas. Por meio do mecanismo de busca do leitor PDF, é possível, por exemplo, localizar trechos que correspondam, entre outros, a ambientes fonológicos, morfológicos ou sintáticos específicos. Identificado o ambiente, identifica-se também sua localização ao longo da entrevista (tempo inicial e tempo final do áudio).
  3. O áudio das entrevistas pode ser utilizado, por exemplo, para análises fonéticas. Nas transcrições das entrevistas em formato PDF, há a indicação do número do segmento de áudio (N.Seg.), seu ponto inicial (T_inicial) e seu ponto final (T_final) ao longo do seu arquivo de áudio. Detectados esses tempos inicial e final, é possível localizar o segmento específico em um programa de análise acústica, como o Praat. Segmentos com mais de 999 segundos apresentam os algarismos separados por mais de um ponto, p. ex.: 1.349.117. O primeiro ponto deve ser desconsiderado para a identificação dos segundos. No exemplo dado, tem-se 1349.117 segundos, ou seja, 1349 segundos e 117 milissegundos.

Na Tabela 1, os arquivos em formato TRS (Transcriber) contêm a íntegra das transcrições. Para executá-los, é preciso baixar para o computador tanto eles quanto seus arquivos WAV correspondentes. Orientações básicas de uso do programa Transcriber estão disponíveis aqui. Utilizando-se o mecanismo de busca do Transcriber, é possível localizar trechos específicos da entrevista, da mesma forma que descrito no item (2), acima. Localizado um trecho, é possível ouvi-lo.