Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sustainable Development Solutions Network, uma iniciativa global das Nações Unidas

publicado: 06/08/2021 16h17, última modificação: 06/08/2021 16h17

A Universidade Federal da Paraíba, desde 2019, é um dos 80 membros brasileiros da Sustainable Development Solutions Network, uma iniciativa global das Nações Unidas, originada em 2012, cujo escopo é o de mobilizar conhecimentos científicos e tecnológicos globais para promover soluções práticas para o desenvolvimento sustentável - incluindo a implementação dos Objetivos de Deselvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo Climático de Paris.

A política de Extensão Universitária da UFPB, tem, nesse sentido, relevância fulcral na viabilização dos ODS. É através das atividades extensionistas que nossa insituição é conduzida à idealização e implementação de práticas que, a um só turno, possibilitam a estruturação dialógica do conhecimento - o que fortalece o processo formativo de nossos estudantes - , e a construção de um desenvolvimento que atenda aos princípios da sustentabilidade em nossa sociedade paraibana.
Mas você sabe quais são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU?
Através do documento "“Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1)", 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Nova York, reconheceram que era urgente a erradicação da pobreza extrema no mundo. Para tanto, a promoção do desenvolvimento sustentável, através da adoção de medidas contundentes, passaria a ser o maior e mais central desafio global para os para os próximos 15 anos.
Como forma de facilitar a execução desse plano, foram apontados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - os ODS -, e 169 metas para promover justiça social e vida digna para todos e todas, através da erradicação da pobreza. Os 17 ODS são indivisíveis e abarcam as 3 dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Fontes: