Notícias
SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO CINEMA FRANCÓFONO EXIBE ‘O SILÊNCIO DO MAR’ DE JEAN-PIERRE MELVILLE
Projeto de extensão Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais encerra suas atividades com a exibição do filme “O silêncio do mar”, de Jean-Pierre Melville; acesso aos eventos é gratuito, e aberto para o público em geral
No nosso segundo ano de ciclo de filmes e debates sobre cinema francófono, exibimos filmes como: o média-metragem, Zero de Comportamento de Jean Vigo, Panteras Negras de Agnès Varda, Noites sem dormir de Claire Denis, O demônio das onze horas de Jean-Luc Godard, entre outros. Em nossa última sessão, o projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais”, apresenta o filme “O silêncio do mar” de Jean-Pierre Melville. A sessão acontece na quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 18h, no Pátio do IFPB (Jaguaribe), seguida de debate com Carolina Batista, doutora em Sociologia pela UFPB (2019) e graduada em Ciencias Sociais pela UFPE (2001). Atualmente integra o grupo de pesquisas em sociologia política- GRESP-UFPB e o MEFISTO- grupo em teoria sociológica e pensamento social brasileiro. A mediação será de Joséphine Correia Cardoso, Leitora de Francês no IFPB Jaguaribe.
‘’Le silence de la mer’’ (O silêncio do mar, França, 1949) é o primeiro longa-metragem de Jean-Pierre Melville, basea-se na obra homônima de Jean Bruller. O filme, que foi filmado na casa do escritor, conta a história do tenente Werner von Ebrennac, um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu e ocupou o território francês durante a Segunda Guerra Mundial. É oferecido ao tenente, uma casa em um pequeno vilarejo, podendo ficar o tempo que desejar até o fim da ocupação, porém, os franceses o confrontam silenciosamente.
Em sua segunda edição, iniciada em maio, o projeto de extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é uma promoção do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq e DCS/UFPB) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, em parceria com Associação de Professores de Francês da Paraíba – APFPB, IFPB Jaguaribe, Embaixada da França no Brasil/INSTITUT FRANÇAIS; Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine; Idioma Sem Fronteira - Francês; Departamento de Mediações Interculturais da UFPB; com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. A proposta original do projeto reafirma a disposição de partir do cinema como veículo catalisador de problematizações, contando com a atenção dedicada de especialistas do campo da arte e das ciências sociais, bem como do público participante.
Além da mostra, o projeto no seu segundo ano, desenvolveu também, no campus da UFPB, um minicurso de três sessões com leituras que se relacionam com os filmes. A certificação de participação nas duas atividades (mostra de filmes e minicurso) é para membros internos e externos à UFPB e IFPB. O certificado só será emitido com o preenchimento do requisito de 70% de frequência.
Serviço
Le silence de la mer/ O silêncio do mar (França, 1949) de Jean-Pierre Melville.
Quando: Quinta-feira, 12 de dezembro, às 18h;
Onde: Pátio do IFPB Jaguaribe (Avenida 1º de Maio - Jaguaribe)
Informações: projetocinemafrancofono@gmail.com
Entrada franca
PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO
Quinta-feira, 12 de dezembro, 18h
Título: Le silence de la mer / O silêncio do mar França, 1949, 88'
Direção: Jean-Pierre Melville
Sinopse: Este é o primeiro longa-metragem do diretor, baseado na obra homônima de Jean Bruller. O filme, que foi filmado na casa do escritor, conta a história do tenente Werner von Ebrennac, um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu e ocupou o território francês durante a Segunda Guerra Mundial. É oferecido ao tenente, uma casa em um pequeno vilarejo, podendo ficar o tempo que desejar até o fim da ocupação, porém, os franceses o confrontam silenciosamente.
Debatedora: Carolina Batista é Doutora em Sociologia pela UFPB (2019) e graduada em Ciencias Sociais pela UFPE (2001). Tem como área de interesse estudos em Sociologia da Moral, modernidade e Capitalismo Contemporaneo. Atualmente integra o grupo de pesquisas em sociologia política- GRESP-UFPB e o MEFISTO- grupo em teoria sociológica e pensamento social brasileiro.
Mediadora: Joséphine Correia Cardoso é Mestre em Didática das Línguas - Francês Língua Estrangeira. Desenvolve atividades de pesquisa ligadas à internacionalização, ao ensino do francês, e ao plurilinguismo e a interculturalidade através do Programa Leitor de Francês (Programa da Embaixada Francesa no Brasil) no IFPB.