Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Extensão do CCHLA participa de evento de internacionalização do Ensino Público

publicado: 03/07/2018 09h41, última modificação: 27/05/2019 15h54

Evento discute iniciativas transformadoras no contexto da Educação Pública no Nordeste

O Seminário de Internacionalização do Ensino Público no NE Brasileiro aconteceu nos dias 06 e 07 de junho em Recife. O evento foi promovido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, ABA Global Education e o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife.

O evento teve o propósito de socializar estratégias e programas de impacto entre o Nordeste Brasileiro e os Estados Unidos na internacionalização da educação pública nos níveis da escola Básica e Educação Superior. Foram convidados representantes de Secretarias de Educação do Nordeste, além de universidades, assessores internacionais e gestores de programas de internacionalização para compartilharem experiências relacionadas ao ensino de língua e internacionalização.

A UFPB foi representada pela professora e vice-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB, Mariana Pérez. A professora foi convidada, como palestrante, para compartilhar experiências e resultados de sucesso do Programa de Extensão “EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa”. O programa foi reconhecido como tendo um papel transformador na Educação em Língua Inglesa na Paraíba e contribuído para o processo de internacionalização não apenas da UFPB, mas do Estado da Paraíba.

Na abertura, estiveram presentes o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, o Cônsul de Diplomacia Pública dos EUA, Daniel Stewart, o Diretor da ABA Global Education, Eduardo Carvalho, a Superintendente do programa Ganhe o Mundo (PGM) Pernambuco, Renata Serpa, além de pós-intercambistas do PGM, entre outras autoridades e convidados.

As apresentações tiveram como temas Iniciativas de Intercâmbio no Ensino Médio e Iniciativas de Ensino de Inglês no Ensino Básico, além de apresentações relacionadas à Inovação em Internacionalização. Foram moderadas pela jornalista da Rede Globo, Meiry Lanunce, e por representantes da Embaixada e Consulado Americanos.

Representante da Secretaria de Educação de Pernambuco, moderadora Meiry Lanunce (Globo Pernambuco), professora Mariana Pérez (UFPB) e Jonathan Vieira, Diretor do CELEST/João Pessoa.