Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LIVRO - Do Alto do Moura ao Nordeste: condições artesãs e seus espaços
conteúdo

Notícias

LIVRO - Do Alto do Moura ao Nordeste: condições artesãs e seus espaços

publicado: 26/09/2025 16h38, última modificação: 26/09/2025 16h38

Acaba de ser publicado Do Alto do Moura ao Nordeste: condições artesãs e seus espaços (Editora Fi). Organizado pelo prof. Marcio Sá, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. O livro reúne parte dos principais resultados da pesquisa “Artesanato no Nordeste hoje: políticas públicas, gestão e condição artesã”, realizada entre 2021 e 2025, com a co-coordenação do prof. Diogo Helal (Fundaj-UFPE), contando com financiamento do CNPq (via Edital Universal 2021 e bolsa de Pibic obtida via Edital da UFPB 2023) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), bem como com uma equipe de dezenas de professores, pesquisadores e estudantes envolvidos de outras instituições como UFPE, Fundaj, UFAL, UFMA, UFCA, IFRN, MinC e MDIC.


O trabalho “se propõe a ser uma contribuição ao entendimento dos desafios, das tensões e dos dilemas vivenciados por milhares de pessoas que se ocupam e se identificam com o ofício artesão. Ele encerra uma trajetória de dez anos de estudos sobre o artesanato, que partiu do Alto do Moura, em Caruaru-PE, e se expandiu para o Nordeste. É produto de duplo esforço: da ampliação dos entendimentos apresentados em livro anterior, Além do Barro: heranças de Vitalino no Alto do Moura do século XXI (Cepe Editora, 2023), e da tradução de estudos sociais em linguagem acessível a um público não acadêmico interessado no tema” (da Apresentação).


Ao longo de seus capítulos o volume apresenta conhecimento comunicado em linguagem acessível que situa os lugares, os perfis e as dinâmicas do fazer artesanal na região. Os seus textos abordam temas que vão desde o Alto do Moura, do famoso Mestre Vitalino, até o (des)engajamento contemporâneo, passando pelas complexidades e protagonismos da mulher na artesania e oferecendo atenção ao circuito que envolve produção, exposição e comercialização, bem como às percepções dos coletivos e à relevância de espaços como museus, mercados e feiras de artesanato. Sua perspectiva temática permite gerar desdobramentos de estudos sobre a identificação e prática de um ofício e de um fazer de pesquisa social e que pode ser comparada com outras em diferentes contextos no Brasil e mundo afora.


O livro já se encontra disponível no site da Editora Fi para acesso gratuito e/ou encomenda de exemplar impresso por meio deste link: https://www.editorafi.org/ebook/c171-alto-moura-nordeste.