Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Live - Projeto “Plataforma COVID 19/PB: Relações entre Saúde, Território e Proteção Social em Tempos de Crise Sanitária”

publicado: 21/10/2020 08h24, última modificação: 21/10/2020 08h24

Programa Ciência&Ação desta quarta-feira (21) recebe a pesquisadora Marinalva de Sousa Conserva (UFPB) que terá em sua live a participação de Miguel Vieira Monteiro, Tecnologista Sênior do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na apresentação do projeto “Plataforma COVID 19/PB: Relações entre Saúde, Território e Proteção Social em Tempos de Crise Sanitária”, pesquisa aprovada no Edital Covid-19 do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (Seect) e Fapesq. Quem recebe Marinalva e Miguel na live será o presidente da Fapesq, Roberto Germano.

Marinalva é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba.Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais - NEPPS. Pós-Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/2010 e PUC-SP/2018); Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003); Mestrado em Serviço Social pela UFPB (1990) e Graduada em Psicologia pela UFPB (1984).

Possui experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social, com ênfase nas Políticas Sociais, Proteção Social, Desigualdades, Assistência Social, Transferência de Renda e Avaliação de Políticas Públicas. Foi Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de João Pessoa-PB (2011). Desenvolve estudos e pesquisas em rede acadêmica multidisciplinar em âmbito nacional e internacional. Destaca-se na produção bibliográfica: Topografia Social Regionalizada do Estado da Paraíba/2016; Multiterritorialidades e os desafios da Proteção Social no Brasil e na Europa (2018); A produção de Vídeo Documentário - Território Vivo.

Prestou consultoria ao PNUD/2018 para revisão e aprimoramento do Programa de Apoio Integral à Família - PAIF/PNUD/MDS (2018). Coordenou o Projeto Casadinho/Procad/Capes/Cnpq Nº 552248/2011-2017. Coord. Projeto - PROTEÇÃO SOCIAL E GESTÃO INTERSETORIAL DE TERRITÓRIOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO ESTADO DA PARAÍBA (NEPPSS/FAPESQ E SEDH - PB/2013-2016). Coordenou I Simpósio Internacional - Desenvolvimento Sustentável e Proteção Social, na UFPB (2019).

Miguel é tecnologista sênior do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde lidera o LiSS - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e possui DPhil em Engenharia Eletrônica e Controle / Ciência da Computação (1993) pela Universidade de Sussex em Brighton, Reino Unido. Seu trabalho de pesquisa envolve o desenvolvimento de métodos e técnicas computacionais para tratar informações espaço-temporais, orientados a preencher a lacuna entre pesquisa e serviços em programas de saúde pública e planejamento urbano. Ele tem atuado como coordenador de projetos em escala nacional, organizados como redes multi-institucionais de cooperação, centradas no uso de ferramentas de informação espacial para auxiliar o desenho de políticas públicas urbanas e de saúde baseadas em evidências.

Seu trabalho recente é focado em Ambientes Computacionais para Modelagem e Simulação de Sistemas Socioambientais e no uso de modelos e simulação computacionais como objetos mediadores para tratar com as desigualdades sócio-territoriais derivadas da urbanização brasileira. Foi chefe da Divisão de Processamento de Imagens (DPI, 1999-2006) , Diretor Executivo e Chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST, 2008-2010) e Gerente do Programa Institucional Espaço e Sociedade (PESS, 2007-2019) no INPE. Foi membro eleito do CTC-Conselho Técnico-Científico do INPE (2004-2006). Foi membro do CA-Comitê Acessor da COBT- Coordenação de Observação da Terra/INPE , do CA- Comitê Acessor do CCST- Centro de Ciência do Sistema Terrestre/INPE e foi membro do CAE - Comitê Assessor Externo da Embrapa Informática Agropecuária.

Miguel atua como professor e supervisor em três Programas de Pós-Graduação do INPE: Sensoriamento Remoto, Ciência da Computação Aplicada e Programa de Pós-Graduação em Ciências do Sistema Terrestre. Publicou mais de 80 artigos em várias revistas científicas internacionais e brasileiras, escreveu capítulos de livros e editou/organizou 4 livros. Orientou 30 dissertações de mestrado, 27 teses de doutorado e 6 Pós-Doutorados. Miguel possui três softwares registrados no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Saiba mais sobre a pesquisa no Ciência&Ação desta quarta-feira (21), às 19h30, no canal da Fapesq no YouTube.