Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB publica Edital com 94 bolsas para o Programa Aluno Apoiador

UFPB publica Edital com 94 bolsas para o Programa Aluno Apoiador

publicado: 30/06/2023 08h28, última modificação: 30/06/2023 08h39

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas até o dia 02 de julho para alunos de graduação interessados em atuar como estudantes apoiadores a alunos com deficiência atendidos pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Reitoria da UFPB. O edital nº 12/2023 está selecionando estudantes para 94 vagas imediatas e composição de cadastro de reserva.

A iniciativa está alinhada à política de inclusão e acessibilidade da Reitoria da UFPB e tem entre suas bases legais as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES/MEC e do Programa de Assistência aos Estudantes com Deficiência.

As bolsas serão prioritariamente para estudantes com renda per capta de até 1,5 salário-mínimo ou oriundo de escola pública. O valor máximo da bolsa ao estudante apoiador é de R$ 500,00 e a carga horária máxima é de 80 horas mensais.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial. Também são critérios de seleção o CRA e estudar no mesmo campus do aluno assistido pelo programa e, preferencialmente, no mesmo curso.

No programa, os alunos apoiadores assumem atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando-se as peculiaridades, as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e outras demandas pedagógicas. Para isso, os estudantes apoiadores participam de capacitação e reuniões preparatórias.

As inscrições ocorrem pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

ASCOM/CCHLA/UFPB