Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Festival Cultural da China acontece nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro com programação diversa

publicado: 03/02/2023 10h44, última modificação: 03/02/2023 10h44

Ocorrerá em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino e na Usina Cultural Energisa, nos dias 03, 04 e 05 de Fevereiro de 2023 o I Festival Cultural da China.

Este será o primeiro festival desta temática na região nordeste do Brasil e tem o objetivo de mostrar um pouco da cultura chinesa e dos resultados concretos já advindos da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e instituições chinesas, que vem se estreitando ao longo dos últimos anos.

A Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) está à frente da organização do Festival e conta com o apoio e a colaboração do Consulado Geral da China em Recife, da Universidade de Dalian (China), do Setor de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Na noite do dia 3, ocorrerá a abertura oficial do evento no Teatro Pedra do Reino, aberto para todos gratuitamente, contando com a presença de representantes governamentais do Brasil e da China e apresentações culturais.

Já nos dias 4 e 5, a Usina Cultural Energisa estará aberta ao público, também gratuitamente, com uma rica programação, que inclui atividades para todas as idades. Os visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias temáticas, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, tai chi chuan e kung fu, entre outras atividades.

O Festival também será palco da primeira apresentação do Coral Flor de Mandacaru, formado pelos estudantes do Curso online de Mandarim, ofertado pela UFPB em parceria com a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China) e regido por Nan Qi, professora adjunta da Escola de Música da UFRN.

A data foi escolhida para representar o Festival da Primavera comemorado anualmente na China e no qual é comemorado o ano novo chinês, já que eles seguem o calendário lunar, diferente do ocidente que segue o calendário solar.

O I Festival Cultural da China terá entrada gratuita e a programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Fonte: @festivalculturaldachina