João Pessoa – PB
Sede do X Seminário Internacional de Direitos Humanos, João Pessoa é uma cidade encantadora, repleta de atrações turísticas e culturais e onde vive um povo receptivo e acolhedor. A capital paraibana figura sempre, nos mais diversos rankings sobre qualidade de vida, como uma das melhores cidades do Brasil e do mundo para se viver.
João Pessoa foi fundada em 1585, já com o título de cidade, com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Terceira capital de estado mais antiga do Brasil, o município possui vasto patrimônio histórico e arquitetônico, advindo de vários períodos de colonização.
Reconhecida pela Unesco como cidade criativa, devido ao seu artesanato e outras artes populares, é possível identificar uma grande diversidade cultural regional, presente na música, no teatro, na literatura, nas artes visuais, nos folguedos e festejos, além da presença de comunidades indígenas e quilombolas na Região Metropolitana.
A capital da Paraíba é conhecida como “a cidade onde o sol nasce primeiro”, devido à Ponta do Seixas – o ponto mais oriental das Américas. É repleta de belezas naturais, entre elas, aproximadamente 24 quilômetros de faixa litorânea, que incluem nove praias apenas no município, não levando em conta as praias da Região Metropolitana, que também possuem paisagens encantadoras, águas mornas e cristalinas.
Sua grande cobertura vegetal, cujo ponto alto é o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, já rendeu ao município, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 2009, o título de segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris.
Além da programação diversificada e dos nomes confirmados para palestras e debates, vale a pena vir ao X SIDH e conhecer de perto essa cidade fascinante e inspiradora.