Bem-vind@
inscrições
Inscrições abertas. Garanta sua vaga e participe.
programação
Conheça nossa programação completa.
GTs
Saiba quais são os grupos temáticos do congresso.
Lançamentos XSIDH – Acesse aqui os E-books completos.
Desejamos a tod@s e todes uma boa leitura e, sobretudo, uma coletiva partilha de saberes e um ensaio de alternativas, proporcionado pelos duzentos e trinta trabalhos e seus autores e autoras. A semeadura da Esperança continua. O semear da Esperança dura. Por isso só tem sentido ter esperança dentro de um processo de luta pela justiça social. Os trabalhos publicados querem nos convidar para novas semeaduras rumo a uma sociedade justa, criativa, crítica, curiosa e participativa.
Alberto Filippi discute o atual cenário intelectual e moral do Brasil, na abertura do X SIDH
Um dos mais respeitados nomes dos estudos acerca dos Direitos Humanos, no mundo, Dr. Alberto Filippi se fará presente durante o X Seminário Internacional em Direitos Humanos da UFPB, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro. O pensador ítalo-venezuelano ministrará a conferência de abertura do seminário intitulada “La Reforma Intelectual […]
X SIDH terá programação voltada à diversidade e pluralidade
O Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB chega à sua décima edição. Para celebrar esse acontecimento e para repensar criticamente o contexto sociopolítico atual, no Brasil e no continente latino-americano, uma programação diversificada, atual e pertinente foi pensada para o evento; é o que afirma a professora Marlene França, coordenadora-geral do X SIDH. Para […]
O Seminário Internacional de Direitos Humanos chega, em 2019, à sua décima edição, que ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Para esse ano, foi escolhido o tema Direitos Humanos, Estado de Exceção e Lutas Democráticas na América Latina, questão sempre relevante e que ganha ainda mais pertinência diante do atual cenário sociopolítico mundial.
Neste ano, em que se relembram 54 anos do golpe civil-militar no Brasil, que lamentavelmente deu início ao ciclo das ditaduras latino-americanas, o evento se propõe a discutir um tema inegavelmente fundamental e, ao mesmo tempo, polêmico dos Direitos Humanos: sua afirmação em tempos de estado de exceção, ainda que não formalmente declarado.