Você está aqui: Página Inicial > Contents > NOTÍCIAS > Participação dos discentes em eventos nacionais e internacionais se consolida em 2019

Os discentes do PPGCPRI estiveram em países como Peru, Qatar, Espanha, Reino Unido, Holanda e Alemanha, além de vários eventos nacionais
publicado: 16/12/2019 15h54, última modificação: 09/06/2021 08h15

No ano de 2019 o corpo discente do PPGCPRI participou ativamente de atividades acadêmicas no país e no exterior. Mesmo diante de forte contingenciamento e limitações orçamentárias, o PPGCPRI reservou recursos para apoiar três estudantes nestes eventos, sendo dois deles para apresentações internacionais. Reconhecemos aqui o esforço de cada discente, mesmo diante de um cenário desafiador para os programas de pós-graduação.

Destacamos as seguintes participações:

- Há poucos dias, o aluno Max Sarney participou da COP25, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ocorrida em Madrid, Espanha. Sua participação esteve vinculada com a pesquisa que conduz no mestrado igualmente sobre as políticas de cooperação em mudanças climáticas.

- Entre julho e setembro, o discente Eduardo Toledo participou do Associate Programme da OPCW (Organization for the Prohibition of the Chemical Weapons - Organização para Proibição das Áreas Químicas - OPAQ) realizado na Holanda, Reino Unido e Qatar. O evento foi patrocinado pela própria OPAQ e contou com participantes de mais de 20 países.

- Em junho, os discentes David Duarte e Hugo Bispo, participaram da Escola de Verão "Democracia e Desigualdade no Brasil e México", ocorrida na Universidade de Vechta (Alemanha). Ali, apresentaram suas pesquisas sobre o pensamento de Florestan Fernandes e também acerca da bancada evangélica no nível político local. Ambos foram financiados pelo DAAD (Agência Alemã de Cooperação Acadêmica).

- Ana Carol Valdapi e Hévilla Fernandes apresentaram resultados parciais de suas pesquisas de mestrado do encontro da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), ocorrida em Lima, Peru, em dezembro de 2019. Segundo Ana Carol, "a conferencia inaugural foi ministrada pelo Dr. Boaventura de Sousa. Sua fala foi dedicada à Bolívia [país de origem da discente], pela má situação que o país está passando". As duas receberam apoio institucional do PPGCPRI.

- Na Semana de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, Igor Palma apresentou sua pesquisa "Perspectivas do Sistema-Mundo de Immanuel Wallenstein e o Pensamento Decolonial de Quijano: um encontro sobre o lugar da periferia". Igor contou com apoio institucional do PPGCPRI.

- A discente Débora Evelyn participou do VIII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPEno período de 27 a 29 de março de 2019. O trabalho apresentado foi: ARRANJO FEDERATIVO E DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM EMPÍRICA DO CASO PARAIBANO.

No II Seminário Internacional Sino-Brasileiro "Economia, Desenvolvimento e Meio Ambiente" organizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), pelo Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim (CUFE), o discente Lucas Amorim apresentou o trabalho "Diffusion of International Investment Agreements in Latin America" no GT sobre Economia, Finanças e Comércio Internacional. Lucas Feitosa e Maria Eduarda Freire também apresentaram suas pesquisas no mesmo evento.

Parabenizamos todos discentes pela disseminação de suas pesquisas em importantes foros acadêmicos!