Grupos de Pesquisa
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (Coord. Augusto W. M. Teixeira Jr.)
O GEESI tem como objetivo fomentar o estudo e pesquisa em temas de Estudos Estratégicos e da Segurança Internacional. Com sede na Universidade Federal da Paraíba, o Grupo visa difundir agendas de pesquisa sobre Estudos da Guerra, Política e Estratégia; Polaridade, Balança de Poder e Instituições (políticas e militares), tal como da dinâmica armamentista através das "Transferências Internacionais de Armas e Indústrias de Defesa". Existindo desde 2012, no âmbito do departamento de Relações Internacionais da UFPB, o GEESI tem participado ativamente da formação de pesquisadores voltados às questões mencionadas acima. Tem estado presente em Congressos Acadêmicos sobre Defesa Nacional, Cursos de Extensão em Defesa Nacional (ambos os eventos do Ministério da Defesa), tal como em Encontros Estaduais e Nacionais da Associação Brasileira de Estudos de Defesa.
Grupo de Pesquisa Materialismo e Modernidade (Coord. Luciana Aliaga)
O Grupo de Pesquisa Materialismo e Modernidade possui três linhas: 1. Estudos sobre o Pensamento Político de A. Gramsci; 2. grupo de estudos Crise e Crítica; 3. Grupo de estudos Revoluções e contrarrevoluções. A primeira linha concentra-se no estudo dos principais conceitos de A. Gramsci com o objetivo de trazer a lume as contribuições teóricas do autor para a ciência política e para o estudo da realidade política brasileira. A segunda linha consiste no estudo da inerência e determinação recíproca (identidade) entre crítica e crise no mundo moderno. A partir disto, investigar como a Filosofia da História constituiu essa oposição. E, por fim, a terceira linha se concentra no estudo do desenvolvimento histórico, teórico e político dos processos de mudança revolucionária, bem como os fenômenos contrarrevolucionários, em especial na América Latina. As três linhas, partindo de uma análise materialista, convergem para o estudo dos processos modernos de estabilidade, crise e mudança social.
Grupo de Pesquisa Instituições Políticas e Democracia (Coords. Samir Perrone e Rodrigo Freire)
Desenvolve pesquisas acerca de um conjunto amplo de instituições políticas, bem como promove estudos sobre normas, dinâmicas e efeitos de processos políticos. Discute também teórica e empiricamente temas como: processos de democratização; dinâmica entre Executivo, Legislativo e Judiciário; recrutamento de elites e comportamento político; processo decisório governamental; desempenho e a avaliação de políticas públicas.
Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Aplicada em Políticas Governamentais - NPGOV (Coord. Ítalo FIttipaldi)
Aplicação de metodologias quantitativas ao estudo do Estado em ação e das dinâmicas de execução de políticas públicas nas três esferas do poder executivo: municipal, estadual e nacional. O grupo também se volta para o estudo da desigualdade nos diferentes entes governamentais.
Grupo de Pesquisa em Política Externa, Cooperação e Desenvolvimento (Coords. Henrique Menezes e Túlio Ferreira)
A constituição do grupo de pesquisa em Política Externa, Cooperação e Desenvolvimento intenta desenvolver pesquisas nas referidas áreas, fazendo convergir esforços dos pesquisadores vinculados. Buscando abertura para diálogos interdisciplinares, são elaborados programas de trabalho, na medida do possível conjuntos, que coloquem em curso projetos vinculados ao escopo das três áreas acima referidas. Neste sentido, a análise da política externa, em sua dimensão histórica e contemporânea; os diferentes arranjos de cooperação entre Estados e demais atores do sistema internacional e os temas afeitos aos debates relativos ao Desenvolvimento das nações são o alvo primordial dos estudos deste grupo.
Grupo de Pesquisa Segurança, Estudos de Paz e Ordem Internacional (Coords. Ielbo Lobo Souza e Marcos Alan Ferreira)
O Grupo de Pesquisa realiza pesquisa e promove atividades acadêmicas relativas às temáticas associadas da Segurança Internacional, Defesa Nacional, Instituições Internacionais, Ordem Internacional e Estudos da Paz. Destina-se à produção e compartilhamento de conhecimento atinente às matérias elencadas - mediante produção bibliográfica e técnica, e promoção ou participação em eventos - bem como à formação acadêmica, iniciação científica e aperfeiçoamento da capacidade de pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu.
O Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) - (Coord. Henrique Z. Menezes)
Atua nas áreas de desenvolvimento sustentável e políticas públicas. É também responsável por apoiar a UFPB na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A UFPB é signatária de dois memorandos de entendimento com o PNUD em que se comprometem a contribuir com o alcance da Agenda 2030. O NPDS desenvolve atividades de pesquisa acadêmica e científica, projetos de extensão e ensino, além de executar trabalhos técnicos em áreas como avaliação e monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental; participação política e democracia social; desenvolvimento sustentável, sustentabilidade ambiental e ordenamento territorial.