O Centenário de Clarice Lispector marcou a terceira edição do Conel
O III Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos, ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Organizado pelo Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero & Psicanálise (LIGEPSI), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), o congresso homenageou, pela terceira vez, uma das vozes mais abissais e sensíveis da Literatura Brasileira: Clarice Lispector (1920-1977), que em especial, este ano, comemoramos seu centenário. Revisitar, reler e ressignificar a palavra lispectoriana continua sendo um desafio ao leitor, às academias e ao ser humano. O evento marcado, além da aquiescência do espírito lispectoriano, foi excepcionalmente oferecido pelas plataformas virtuais. Num ano em que as formas cristalizadas e presenciais de exposição foram transformadas pelo distanciamento social, causado pela pandemia do COVID-19, o evento ofereceu um profícuo e afetivo contato dos espectadores e participantes com os profundos textos da autora celebrada.
Nessa edição, a Prof. Dra. Wilma Martins de Mendonça foi homenageada por sua trajetória de dedicação à docência na UFPB e todas as suas notáveis contribuições à Educação e à Sociedade Brasileira. Na mesma ocasião o congresso recebeu a presença da Prof. Dra. Maria Bernardete da Nóbrega para o lançamento do seu livro intitulado “Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica – A intersemiose poesia/pintura, em Tempo Espanhol”.
O evento contou com a ilustríssima presença de vários conferencistas e profissionais das áreas das Letras, Literatura e Pesquisa em Estudos Lispectorianos, agregando desvelo e beleza ao encontro que, pelo contexto de sua edição em 2020, tornou-se inolvidável.
Confira uma das incríveis palestras que o evento promoveu com a fascinante Profa. Dra. Nádia Batella Gotlib.
Para assistir todas as palestras clique aqui. Acompanhe as novidades do evento pelo nosso Facebook ou neste site.