O LAEPT (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho) está sediado na cidade de João Pessoa-PB-Brasil. Surgiu, em 2007, da iniciativa de alguns professores do departamento de ciências sociais da UFPB, inicialmente como um grupo de leituras voltado a orientações de alunos do curso de graduação e doutorado. Buscando uma maior interlocução entre professores e profissionais de outras áreas e instituições, além do avanço em direção à pesquisa, em 2009 o LAEPT foi registrado como Grupo de Pesquisa junto ao CNPq e atualmente encontra-se vinculado ao PPGS (Programa de Pós-Graduação em Sociologia), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba.
Sua área de atuação predominante é a sociologia, mas, vem desde sua origem criando situações de debate com outros campos disciplinares, tais como, a economia, a administração, gestão pública e a ciência política, tanto pela composição de seus pesquisadores, como pelas atividades que se encontra em curso. Como sugere o título, esse espaço acadêmico vem elegendo a problemática das políticas públicas, bem como, as dinâmicas do mundo do trabalho, como eixos estruturantes de suas ações referentes à pesquisa, ensino e extensão envolvendo alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado.
Seus objetivos são, portanto, aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas, a partir de uma análise das transformações e atribuições do Estado; das mudanças na relação entre Estado e sociedade; da participação cidadã e políticas de inclusão social; do trabalho e sua precarização; da flexibilização das relações de trabalho e dos direitos; das novas subjetividades no mundo do trabalho; da gestão do tempo livre, lazer, qualidade de vida. Para tanto, seu funcionamento tem se dado a partir de três frentes de ações:
Encontros de Estudos Teórico-Metodológicos – consistem em debates internos, com regularidade mensal, entre professores e alunos, membros ou convidados, como o propósito de aprofundamento de leitura e discussão de textos referidos aos temas aglutinadores do Laboratório, a saber, trabalho, desenvolvimento e políticas públicas. Atualmente é coordenado pelo Prof.Dr. Maurício Robaldi.
Oficinas Temáticas – consistem em reuniões internas, agendas previamente em conformidade com calendário de atividades anual, entre professores e alunos, membros ou convidados, como o propósito pedagógico de acompanhamento da elaboração de textos autorais (pesquisas em andamento ou finalizadas, de iniciação científica, mestrado, doutorado ou projetos de outra natureza). A cada sessão, com texto previamente disponibilizado para leitura, há apresentação do autor seguida de uma rodada de comentários críticos por parte dos membros presentes.
Seminários de Pesquisa – nos quais são apresentados resultados de pesquisas em andamento ou concluídas, ou palestras centradas em formulações teórico-metodológicas diretamente relacionada às pesquisas realizadas pelo Laboratório. Participam dessa atividade, que é aberto à comunidade acadêmica em geral, os professores membros, pesquisadores convidados ou, ainda, alunos que se encontrem em fase mais avançada de formulação da pesquisa.
Atualmente o LAPET está composto por 17 pesquisadores de diferentes departamentos da UFPB, mas também de pesquisadores colaboradores de outras universidades, como Univasf, UFRJ, UFRN e UFCG, além, de mais de duas dezenas de alunos em formação em nível de graduação e pós-graduação. As linhas de pesquisa que compõem as áreas de interesse são: (1) Economia Solidária; (2) Educação e Qualificação Profissional; (3) Gestão Pública; (4) Políticas Sociais; (5) Relações de Trabalho e Formas de Ação Coletiva; (6) Saúde do trabalhador; (7) Trabalho e Desenvolvimento.
Comments are closed.