Notícias
Literatura e Resistência - Nota de Repúdio
Nota de Repúdio
Os Professores de Literatura, dos Cursos de Letras-Português, da Universidade Federal da Paraíba, vêm a público manifestar profunda indignação frente à nomeação de Valdiney Veloso Gouveia como Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que alcançou, apenas, a terceira posição na consulta acadêmica, com 5,35% dos votos válidos.
Esse ato, de expressa vilania e afronta à autonomia universitária, proclamado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro, solapa, com virulência e torpeza, a vontade da maior parte da comunidade acadêmica que, legitimamente, elegeu, com 48,44% dos votos, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega. Estudantes, servidores e professores agonizam, perplexos, ainda impactados com o desmoronar de nossa Democracia.
Não nos silenciaremos tampouco compactuaremos com tamanho desvario e banalização do mal. Pelo contrário, reiteramos o nosso compromisso com uma Educação Libertadora, que nos subsidia em nossa eterna luta pela manutenção dos princípios reguladores de um Estado Democrático de Direito.