Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Professor Renato Ortiz conta sua experiência com o CCHLA em entrevista

Professor Renato Ortiz conta sua experiência com o CCHLA em entrevista

publicado: 14/08/2024 15h24, última modificação: 14/08/2024 15h24

Na manhã de hoje (14), o professor Renato Ortiz, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concedeu uma entrevista  para a campanha comemorativa dos 50 anos do CCHLA/UFPB. O projeto “Entrelaços: relatos de histórias construídas no CCHLA ao longo da vida no trabalho” engloba uma série de vídeos com professores, técnicos-administrativos e outros funcionários que fizeram parte dessas quase cinco décadas de história do centro.

A ligação do professor Ortiz com o CCHLA se iniciou quando ele concluiu um período de estudos na Europa, na década de 70. Ele cursou a graduação em Sociologia na França, seguido do mestrado, sob orientação de Edgar Morin; e o doutorado, com trabalho orientado pelo sociólogo francês Roger Bastide.

Renato Ortiz trabalhou, ainda, como professor na Bélgica antes de retornar ao Brasil. A volta no ensino brasileiro aconteceu em 1976, quando o professor passou um ano atuando no ensino superior do CCHLA, à convite do então reitor Lynaldo Cavalcanti, no curso de graduação em Ciências Sociais.

Ortiz tem uma extensa, original e relevante obra, composta por mais de 100 artigos e mais de 20 livros, traduzidos em grande parte para o espanhol e largamente lidos também na América Latina. Ele se torna uma excepcionalidade na sociologia brasileira, e referência central da sociologia feita no Brasil.

As vivências do professor e de como ele fez parte da história do centro estão entre os vídeos a serem lançados do projeto Entrelaços, que estará disponível em breve no Youtube e Instagram do CCHLA.

ASCOM/CCHLA/UFPB