Programação
Dia 04/10/2017
8:00 – Credenciamento – Auditório 412 CCHLA
9:30 – Abertura – Auditório 411 CCHLA
Cerimônia de abertura – Direção Centro, Coordenação de Letras, Chefia DLEM e Presidente APEEPB
10:30 – Conferência de Abertura “Trajetória do Espanhol” - Profa. Doris Matos (UFS)
12:00 – Intervalo para Almoço
13:00 – Oficinas
Oficina 1 – Profa. Sonia Toledo (PUC-CHILE) – “Perspectivas actuales en la enseñanza e investigación de español como lengua extranjera. La pragmática en ELE” - Auditório 411 CCHLA
Oficina 2 – Profa. Maria Hortensia Blanco García Murga (UFPB) – “O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural desde uma perspectiva integradora e intercultural” - Auditório 412 CCHLA
15:00 – Intervalo
15:30 – Apresentação de trabalhos
Auditório 412 CCHLA – Trabalhos – Língua e Ensino
Autor |
Título |
Raissa de Sá Cavalcante Barreto e Carolina Gomes da Silva |
Formas de tratamento em português e em espanhol: uma análise da série Narcos |
Luana Patrício C. Cabral de Melo e Ana Berenice Peres Martorelli |
Novas tecnologias como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de ELE. Uma proposta didático-pedagógica |
Débora Soares de Souza; Bruna Viana da Silva e Weverton Rogério dos Santos |
Importância da interculturalidade no ensino de espanhol como língua estrangeira |
Raquel dos Santos Leandro Herminio e Ana Berenice Peres Martorelli |
Importância da relação teoria - prática na construção do processo de formação docente |
Auditório 411 CCHLA –Trabalhos – Literatura e Ensino
Autor |
Título |
Mercedes Cavalcanti |
Metamorfosis de un héroe cervantino: la nordestinización de don Quijote de la Mancha |
Gisely Castor de Andrade e Juan Ignacio Jurado Centurión López |
Literatura como construcción del ser humano: las dos “caras” de las fábulas |
Anne Karoline Carvalho de Azevedo e Juan Ignacio Jurado Centurión López |
La retórica persuasiva como toma de consciencia: Un estudio en la obra de Larra “Vuelva usted mañana”. |
Aline Kelly Vieira Hernández |
A heroína no teatro trágico de Lorca |
17:00 – Mini-curso - "Cuidado con la cuca: la representación cultural en las clases de español/LE" - Profa. Eneida Maria Gurgel de Araújo e Kariny Dias de Oliveira (UEPB)
Dia 05/10/2017
8:00 – Conferência - Prof. Pedro Jesús Pavez Gamboa (PUC-CHILE)
10:00 – Intervalo
10:30 – Mesa redonda – Política do Espanhol
Moderadora - Andrea Ponte
Daniella Melo - Um panorama do ensino do espanhol no Brasil: do início do séc. XX a realidade da Paraíba
Lucas Paulino - Perspectivas atuais do ensino de Língua Espanhola na Paraíba
12:00 – Intervalo para Almoço
13:00 – Oficinas
Oficina 1 – Prof. Alberto Poza (UFPE) - "Historia de la Lengua Española, variedades diatópicas" - Auditório 411 CCHLA
Oficina 2 – Profa. Luciene de Almeida Santos (UEPB) – “Elaboración de materiales educativos digitales como recurso facilitador en el proceso de enseñanza-aprendizaje de E/LE” - Auditório 412 CCHLA
15:00 – Intervalo
15:30 – Apresentação de trabalhos
Auditório 411 CCHLA – Trabalhos – Língua e Ensino
Autor |
Título |
Secundino Vigón Artos |
Para una observación de clases en las prácticas de las licenciaturas en español |
Aline Carolina Ferreira Farias |
Avaliação da cultura hispânica na perspectiva do ENEM |
María José Núñez Merino |
Propiciando el multiletramento en español con el uso de herramientas interactivas |
Auditório 412 CCHLA – Trabalhos – Literatura e Ensino
Autor |
Título |
Cátia Maria de Oliveira Santos |
Cervantes, biografia y pacto-ambiguo en don quijote a través de la teoria de la autoficción |
Rafaela de Souza Viana |
El teatro lopesco, la incipiente propuesta de una cultura de masas en el Siglo de Oro |
Arturo Gouveia |
Jorge Luís Borges e a colonização espanhola na América |
Willian Lima de Sousa |
Ricardo Piglia e a teoria do conto: El monstruo amigo mio e o Lapso de abril em análise |
Rafaella Gomes Amorim Maroja e Taciana Eduarda Pessoa Santos |
A literatura na aula de espanhol como língua estrangeira |
17:00 – Mesa redonda – Experiências e Perspectivas de Atuação
Maria José da Silva Leandro - Docência: diferentes maneiras de olhar a nossa prática
Natallia Nayana Formiga Toscano - Práticas e reflexões sobre o ensino da Língua Espanhola
Náthaly Guisel Bejarano Aragón - O ensino de língua espanhola: trajetória acadêmica e profissional de uma ex-aluna do curso de Letras/Espanhol da UFPB
Dia 06/10/2017
8:00 – Mesa redonda – O Espanhol na Paraíba
10:00 – Intervalo
10:30 – Conferência de Encerramento – “Contribuição do Espanhol nas Ciências Humanas no Brasil” - Profa. Luciana Freitas (UFF)
12:00 – Encerramento